notícias

Órion Parque auxilia mais de 40% dos lageanos classificados para a segunda etapa do Sinapse da Inovação

O números de aprovados para segunda fase do programa Sinapse da Inovação 2017 em Santa Catarina consolida Lages, mais uma vez, no pódio da inovação do estado. Da lista de 300 classificados para a próxima etapa, 23 projetos são daqui, mantendo a cidade com a “medalha de bronze” em número de ideias, perdendo apenas para Florianópolis (78) e Joinville (46 classificadas).

Escritório de Projetos do Órion Parque, o Gênesis ajudou diretamente 11 dos 26 projetos – mais de 40% dos lageanos classificados. O Escritório auxiliou os proponentes a estruturar, especificar e tornar mais claros os textos de apresentação das ideias. Também foram produzidos vídeos mostrando algumas das candidaturas e cartas de referência do Órion que respaldaram os projetos, além de outras sugestões que valorizassem as iniciativas.

A segunda fase do Sinapse começou no último sábado (18/11) e segue até dia 30 de novembro. Neste período os candidatos precisam especificar propostas de empreendimentos para as ideias. As 200 propostas selecionadas para a terceira fase serão avaliadas do ponto de vista de a) tecnologia (potencial de inovação); b) produto (características e estágio de desenvolvimento) e processo inovador; c) mercado (avaliação de mercado, clientes potenciais); d) equipe/empreendedor (experiência técnica/gerencial da equipe); e) gestão (conceito, gestão e estrutura do negócio) e f) capital (viabilidade econômica para estruturação do projeto).

Para o presidente do Instituto Órion, Roberto Amaral, o auxílio a formulação das ideias e construção dos projetos vem ao encontro do objetivo do Parque. “Esta participação do Órion é estratégica para fomentarmos a inovação e o empreendedorismo na serra catarinense. Assim, podemos desenvolver nossa região ainda mais rápido”, afirma.

Saiba mais sobre o programa

Criado em 2008 pela Fundação CERTI e promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da FAPESC e com o apoio do SEBRAE/SC, o Sinapse da Inovação já criou 400 startups inovadoras e mais de 1,5 mil empregos diretos altamente qualificados no estado. A Coordenação Regional deste ano está com o Órion Parque Tecnológico

O objetivo do Sinapse é fomentar propostas de empresas catarinenses, que apresentem projetos de desenvolvimento de produtos (bens e serviços) ou de processos inovadores, que transformem ideias inovadoras em empreendimentos potencialmente sustentáveis e que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos relevantes para o Estado de Santa Catarina.

Confira os projetos que passaram pelo Gênesis e foram classificados