notícias

Semana de conquistas: Órion realiza protocolo de intenções com aceleradora e assina convênio com o Governo do Estado através da SDS e Fapesc

A última segunda-feira (4) foi de grandes conquistas para o Órion Parque Tecnológico. Durante o dia, foi assinado um protocolo de intenção entre Spin Exponential Business, Governo do Estado, Órion Parque e Prefeitura, que garantirá às startups instaladas no Parque, acesso a um programa de aceleração que beneficiará tanto no planejamento dos negócios quanto em questões de financiamento.

No caso de selecionadas, as startups de Lages receberão suporte de aceleração durante o período de 12 semanas, com direito a reuniões de orientação, atuação de coaching e metodologia de aceleração. “Nós buscamos startups de todas as localidades do Brasil e este primeiro convênio com o Centro de Inovação, começando por Lages, busca justamente startups que possam receber investimentos e ganhar escala”, explica o Chief Executive Officer (CEO) da aceleradora, Benyamin Fard.

Em evento intermediado e realizado pelo secretário lageano da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), Juliano Chiodelli, foram apresentados pitchs de startups lageanas com enfoques como biotecnologia, mineração, indústria, silvicultura, logística, segurança do trabalho, agronegócio, segmento florestal e tecnologia em nuvem.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Carlos Chiodini, que estava na cidade para outro evento, aproveitou para acompanhar as atividades do Órion e assistiu os 8 projetos apresentados no Demo Day. "Esta parceria entre Governo, Spin e Órion Parque mostra que o ecossistema catarinense de inovação está conectado, a inovação está atuando em rede. Os projetos apresentados no Demo Day mostram que a região Serrana vem se destacando em iniciativas inovadoras e, com Centro de Inovação, surgirão ainda mais startups e ideias exitosas que podem se tornar negócios de sucesso", salientou Chiodini.

SDS disponibiliza mais de R$ 500 mil para o Órion

Na noite de segunda-feira, durante a posse da Acil, também foi assinado um convênio entre Governo do Estado, representado pelo secretário Chiodini, e Órion Parque Tecnológico. A entidade intermediadora da entrega da verba é a Fundação de Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), para qual foi apresentado um projeto onde se destacavam as principais necessidades do Parque. O presidente da entidade, Sergio Luiz Gargioni, estava presente no evento e fez parte da assinatura do termo.

O intuito é aplicar a verba em ações do Parque, bolsas para colaboradores, suporte para o Gênesis (escritório de projetos), ÓrionLab (pré-incubação oferecida pelo Órion para amadurecer ideias e auxiliar no desenvolvimento de projetos), Reuni (projeto voltado para o empreendedorismo universitário) e Órion Connect (programa de inovação social voltado para empoderamento em diversas áreas para melhor idade, jovens e mulheres).

Segundo Chiodini, o investimento para o Órion mostra que o Governo continua comprometido com a região. "Entregamos o Centro de Inovação, que é o 'hardware'. Agora, é preciso continuar investindo na estrutura, nos projetos, que seriam o 'software'", exemplificou.

Para o presidente do Instituto Órion, a verba irá auxiliar o Parque a continuar suas ações e melhorará ainda mais os serviços prestados a comunidade. “Agradecemos o apoio e a articulação do Diretor da SDS, o lageano Juliano Chiodelli, para este feito. Este é um grande ganho para a nossa cidade. O Órion vai continuar promovendo a cultura inovadora de Lages e região, incentivando o empreendedorismo”, afirma.

Fonte: Blog Edson Varela

Foto: Zé Rabelo

Informações: Assessora de Comunicação da SDS - Michelle Nunes (48) 99929-4998 e Imprensa Instituto Órion (imprensa@orionparque.com)