Orion Parque Tecnológico da Serra Catarinense

notícias

Órion Parque e Lages e são exemplos em Congresso das Cidades Digitais

Sede do 3º Congresso das Cidades Digitais, Lages e o Órion Parque Tecnológico foram lembrados como exemplos de sucesso na administração pública e o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na gestão das Cidades Digitais.

No primeiro dos dois dias de evento, que traz a Lages cerca de 100 prefeitos e gestores públicos municipais, a cidade mostrou exemplos inovadores, como a delimitação dos cinco eixos temáticos-estratégicos de desenvolvimento: Turismo e Comércio; Agroalimentar; Eletro Metal Mecânica; Cadeia da Madeira e Tecnologia e Informação.

Dentre eles, a Tecnologia e Informação destacam-se pela implantação de uma rede de fibra ótica de cerca de 100km, interligando serviços de saúde e educação da rede municipal e aumentando a agilidade na troca de informações.

Dentro desse ambiente de inovação, o ecossistema em que se insere o Órion Parque Tecnológico é fundamental para promover maior facilidade e integrar todos os atores envolvidos na região, como comentou o vice-prefeito de Lages Juliano Polese.

“Lages está preparada. Temos o Órion Parque, desenvolvido para fomentar a tecnologia e inovação na cidade. Criamos a tríplice hélice, em que governo, academia e setor privado fazem a engrenagem da inovação funcionar, junto à comunidade”, ressaltou Polese.

Diretor-executivo do Órion Parque Tecnológico, Claiton Camargo apresentou o Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira, onde atualmente 37 empresas – residentes ou virtuais – desenvolvem atividades, tendo uma variedade de espaços, além de mentorias e assessorias disponíveis.

“Precisávamos desenvolver a área de inovação em Lages. Quando a gente falava em tecnologia e inovação, as pessoas pensavam apenas em TIC, mas isso é um conceito errado. Temos que pensar em inovação social também, por exemplo. Inovar não é apenas criar, é também fazer diferente”, afirmou Claiton, comentando sobre iniciativas desenvolvidas, como o Órion Connect e o ÓrionLab, e as diferentes formas de entrada no Parque, que constantemente são renovadas e repensadas.

O 3º Congresso Catarinense das Cidades Digitais segue até sexta-feira. A programação completa está em http://congressosc.redecidadedigital.com.br. O 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da Inovadora Sistemas, ouro da 1DOC, ENGIE, Smart Matrix, Exati Tecnologia, Prínter do Brasil e Grupo Nexxera, Pitfall Sistemas e DITEC, prata da STOCKTOTAL, bronze da Service Security, além do apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Órion Parque, das Associações de Municípios: AMARP, AMAUC, AMEOSC, AMOSC, AMFRI, AMMVI, AMREC, AMUNESC, AMURES, AMVALI, AMAI e AMPLASC e do Map Hotel.

Serviço:

3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

19 e 20 de Abril – Lages

Local: Órion Parque Tecnológico – Rua Heitor Villa Lobos, Nº 525, Bairro São Francisco

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://congressosc.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812