notícias

Grupo de robótica aperfeiçoa equipamentos no Órion Parque

Quatro integrantes da equipe de robótica FRC 5800, do IFSC-Florianópolis, escolheram o Órion Parque Tecnológico, em Lages, para atividade de aperfeiçoamento e ajustes nos robõs desenvolvidos pelo grupo. 

A meta da FRC 5800 é proporcionar aprendizado e explorar o desenvolvimento de habilidades na comunidade do Instituto Federal em Santa Catarina. O grupo, que se reveza nas viagens e excursões passando pelos diversos câmpus da instituição pelo Estado, motiva estudantes e engaja-os a utilizar a robótica como ferramenta para o crescimento profissional e intelectual. 

Lauro Schlemper, um dos coordenadores da equipe, comenta sobre o desafio, explicando que a receptividade está alta nos câmpus da região. "Usamos um robô da própria competição, mas todos perguntam bastante sobre o equipamentos. A receptividade está bem grande", comentou.

A equipe desenvolve robôs que participam da maior competição de robótica juvenil do mundo, a FIRST. "Infelizmente hoje não temos competição no Brasil por falta de equipes registradas no país", afirma o tutor. "Temos apenas nove no país e mais de 7 mil no mundo. Essa visita aos IFSC é uma forma de incentivar esses estudantes", completou

Atualmente o grupo, que é multidisciplinar, participa de competições internacionais de robótica da FIRST, representando o estado e o país. Os membros da FRC 5800 atualmente realizam cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFSC – Campus Florianópolis. Os mentores realizam cursos superiores no IFSC e na Universidade Federal de Santa Catarina.