fbpx

 

Siga a gente nas redes sociais!

Blog

#MomentoJA #1: O que é o programa MiniEmpresa?

O Junior Achievement sempre visou o desenvolvimento empreendedor dos jovens que estão nas escolas, pois é ali que estão construindo os maiores valores que carregarão nas suas vidas. Pensando nisso, foi criado o programa Miniempresa, que nada mais é do que a idealização, criação e concepção de uma pequena empresa a qual eles terão que se dedicar ao máximo.

O programa é aplicado para estudantes do 2º ano do Ensino Médio, os quais são separados em equipes com o fim de que cada grupo desenvolva uma empresa e um produto, mas tudo com apoio do programa, que realiza encontros semanais para que os alunos “aprendam-fazendo”.

O resultado final é a troca de experiências e o lucro, o qual é doado à uma instituição beneficente escolhida pela equipe ou à própria escola em que estudam. Ao final de todas estas etapas, com todos os processos finalizados, eles ainda ganham encontros com empresários da região, a fim de validar suas ideias, trocar vivencias e opiniões sobre como aprimorar seus negócios e produtos.

Existem exemplos de sucesso no Programa em todo o Brasil. “No início, é um pouco complicado, mas pretendo abrir minha loja em breve”, comentou o empreendedor Danilo Maropo, que, a partir de uma opinião acerca da falta de variedade de produtos vendidos na lanchonete da escola. Em menos de um ano no mercado, sua empresa já atendia à sua própria escola, mercearias e panificadoras do bairro. “A Junior Achievement abriu minha mente para entender todos os setores dentro de uma empresa, me deu base para desenvolver minhas habilidades e, principalmente, me sentir mais confiante”, afirmou o empresário.

O programa não reflete apenas nos empreendimentos, mas na vida e organização dos acadêmicos que passam por ele. “Foi uma oportunidade única, aprendi a trabalhar em equipe, ter mais responsabilidade nos meus projetos pessoais e escolares, ser solidária, organizada e, principalmente, ter coragem para enfrentar novos desafios”, comentou a empreendedora Myllena Ribeiro.

O papel do Órion Parque dentro deste tema, é trazer o programa para dentro do Centro de Inovação, com finalidade de fazer com que os alunos vivenciem as práticas e utilizem o espaço para melhorar ainda mais o desenvolvimento do programa. O local também pretende fazer a captação dos empreendedores destaque e auxiliá-los a continuar com seus projetos, com possibilidade de encubá-los para prestar auxílio com assessoria e mentoria.

Depoimentos: Fazendo a Diferença (JA Brasil) – Edição Especial – 13ª Edição – 2015/2016. (pg.82,83)

Sem comentários
Poste um Comentário