fbpx

 

Siga a gente nas redes sociais!

Blog

Órion Parque é palco de seminário sobre Núcleos de Inovação Tecnológica

Com o objetivo de promover o fortalecimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e criar debate entre Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), o Órion Parque Tecnológico recebe, a partir desta segunda-feira (05), o 3º Seminário Catarinense de Núcleos de Inovação Tecnológica.

O primeiro dia de Seminário reuniu autoridades e representantes de instituições de ensino e de empresas da região serrana. O evento é realizado pela pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina (SDS), em parceria com o Órion Parque e com apoio entidades como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), FAPESC, NITs de Santa Catarina, FIESC, IEL e universidades. “Teremos três dias de trabalho intenso, com o intuito de incentivar e traçar políticas em apoio aos pesquisadores na proteção dos resultados das pesquisas e na interação entre os atores da tríplice hélice que é a base do nosso Centro de Inovação”, afirma o presidente do Órion Parque, Roberto Amaral.

Mais de cem pessoas, de várias partes de Santa Catarina, participam das atividades do 3º Seminário dos NITs e o evento agregará o debate entre Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), Governo, Empresas e Sociedade Civil, para o planejamento de ações conjuntas e a formação de uma Rede de NITs que apoie ações dos demais atores em todo o estado. “Este evento reúne gestores dos escritórios de inovação responsáveis pela relação entre universidade e empresa quando se envolve ciência e tecnologia. Reunimos os gestores para buscar a solução que uma empresa necessita e o INPI vem de encontro com essas necessidades, dando suporte e proteção aos produtos, através do sistema de patentes”, aponta o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel.

Atualmente existem 25 NITs no estado que exercem papel fundamental ao estimular a interação entre os atores do sistema regional de inovação. Desta forma, segundo o Jean Carlo Vogel, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS), há a necessidade de atuação dos NITs em rede e alinhados à política estadual de desenvolvimento industrial. “Os Núcleos de Inovação Tecnológica são os instrumentos que as universidades criam para comunicar o conhecimento gerado junto às indústrias e empresas”, afirma.  O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Álvaro Prata, também participou da abertura do Seminário que acontece até a próxima quarta-feira (07).

Foto: Silviane Brum

Sem comentários
Poste um Comentário