O comitê do Gênesis – o Núcleo de Projetos, Negócios e Propriedade Intelectual do Órion Parque Tecnológico – realizou visita ao Campo Experimental de Piscicultura da EPAGRI, entidade que faz parte do comitê de trabalho do Gênesis. O convite surgiu a partir de Vilmar Zardo, que representa a EPAGRI e convidou os integrantes do núcleo para conhecer o espaço.
Desde o início de setembro de 2017 o Campo Experimental de Piscicultura passou a ser integrado e gerido pela EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) com a expectativa de fomentar a atividade pesqueira na região. O local conta com área de 19 hectares – o equivalente a 190 mil metros quadrados – e foi inaugurada há 32 anos, em março de 1985, como Estação Nacional de Truticultura da Superintendência de Desenvolvimento da Pesca (Sudepe), órgão então vinculado ao Ministério da Agricultura.
Posteriormente a unidade também serviu com outras funções, como sede da Polícia Militar Ambiental de Lages, entre 1998 e 2006 e como Base Avançada de Pesquisa do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que realizou atividades de repovoamento alevino de espécies nativas, proteção a animais silvestres e programas de educação ambiental até 2014, quando encerrou as atividades na região.
Na oportunidade da visita, pode-se conhecer em mais detalhes como a atividade da EPAGRI voltada à truticultura vem melhorando o potencial das espécies da região, que apresentam pouca variabilidade genética – acarretando deficiências de qualidade, por exemplo.
As próximas ações da estação incluem:
– Desassoreamento da barragem que represa a água para os tanques;
– Produção de alevinos para produção de espécies de interesse econômico;
– Pesquisa e melhoramento genético;
– Demais ações de fortalecimento da piscicultura na região.
Também participaram da visita representantes da FIESC, CISAMA, Câmara de Vereadores de Lages e do DESIS-UFSC, além da equipe do Órion Parque.
Para mais informações: lais@orionparque.com