Orion Parque

Aplicativo da Inovadora Sistemas facilita captação de dados de saúde pública em Lages

Incubada do Orion Parque, Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Lages são parceiros na Informatização no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde de Lages

Um projeto em conjunto entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Inovadora Sistemas, de Joaçaba, prevê mudar a cara do acesso a informações sobre a saúde pública de Lages. A iniciativa prevê a utilização de tablets para a coleta de dados a partir da ação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), utilizando o aplicativo G-MUS, da Inovadora Sistemas – empresa residente no Orion Parque Tecnológico.

“Esse era um sonho antigo dos gestores e servidores da saúde municipal, e que hoje se torna realidade. Esse é um projeto piloto que estamos desenvolvendo, aqui no bairro Santa Catarina, mas todos os tablets, dos 278 agentes municipais, já foram comprados. Estaremos repassando, paulatinamente, até todos estarem munidos”, comentou o prefeito em exercício, Juliano Polese.

Na prática, a Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Catarina foi a primeira a receber os primeiros 12 equipamentos. De acordo com o Gerente de Negócios da Inovadora Sistemas, Ronaldo Pozzobon, a iniciativa permitirá ampliar o leque de recursos e possibilidades, alargando a ação do agente.

“Ele pode auxiliar também caso o agente de saúde passe por um local e observe que existe algum problema, como vandalismo ou deterioração, que demande do poder público alguma medida. Assim, ele poderá tirar uma foto e mandar a informação para controle. A Gestão Municipal, através de seus departamentos competentes, receberá essas informações e dará algum encaminhamento. Será possível fazer um rastreio completo de residências em que não foi possível encontrar ninguém”, afirmou.

Pelo tablet, informações serão mais facilmente consolidadas

Ao usar o aplicativo no rastreio populacional, será possível estreitar a distância entre os setores públicos, profissionais e os cidadãos. O G-MUS permite a coleta de informações sem o retrabalho de digitação de informações, evitando também a duplicidade de dados ou de famílias cadastradas pelo aplicativo, aumentando e melhorando a produtividade de dados e comunicação interna. A ideia é também reduzir filas e o tempo de espera para os atendimentos.

Por meio do aplicativo, os agentes municipais de saúde farão os registros da visita domiciliar, além dos cadastros familiar, domiciliar e individual do cidadão. O tablet também permitirá a coleta da assinatura do usuário que fez os repasses dos dados.

Uma das vantagens do G-MUS é que os dados são sincronizados com a Secretaria de Saúde, e ficam armazenados no prontuário do usuário, possibilitando aos profissionais da saúde consultar as condições familiares e do domicílio de um determinado cidadão.

Secretária valoriza a agilidade

Para a Secretária Municipal de Saúde, Odila Waldrich, os tablets e o aplicativo instalados deixarão ainda mais ágeis os trabalhos executados.

“As informações que coletamos são repassadas para o Ministério da Saúde, e assim podemos ter mais oportunidade, capacidade e agilidade dos episódios para trabalhar ação e planejamento de situações ocorram. Ele vai facilitar não apenas o lado profissional dos agentes, como também da própria Secretaria de Saúde, no momento que vai trabalhar o planejamento das ações”, afirma.

\"\"

\"\"

\"\"

\"\"

\"\"

Deixe um comentário