Orion Parque

Fapesc lança 2ª edição do Programa Nascer para pré-incubação de ideias

Orion Parque, em Lages, é um dos polos Nascer pelo estado

\"\"

Uma ideia inovadora pode se transformar em novos negócios, em uma empresa de sucesso e em mais empregos. Para incentivar esse processo, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), lançou na quarta-feira, 20/05, mais uma edição do Programa Nascer. A iniciativa ajuda no desenvolvimento de projetos para que depois possam ser incubados. Os interessados em participar devem se inscrever diretamente no site da fundação www.fapesc.sc.gov.br , de 25 de maio a 30 de junho.

O Programa Nascer é realizado via parceria entre Fapesc e Sebrae/SC para incentivo do empreendedorismo inovador. Na última edição, foram aprovadas 150 ideias em 15 cidades. Cada turma recebe pré-incubação gratuita com mentorias, palestras, workshops, além de criar uma rede de contatos entre os participantes, que depois poderá viabilizar a abertura da empresa.

Segundo o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, o objetivo do Programa Nascer é capacitar negócios que estão ainda na fase embrionária e dar apoio para organizar e fortalecer as ideias. “Assim, quando surgirem oportunidades de mercado ou mesmo de fomento, estes empreendedores estarão preparados. Este é o momento de aprender, errar, testar e seguir empreendendo”, explica.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, o contexto atual exige, mais do que nunca, inovação para impulsionar novas ideias. “A Fapesc, por meio da SDE, tem esse papel de fomentar o crescimento na economia criativa. Por isso o Governo do Estado incentiva novos negócios com ações como o Programa Nascer”, destaca.

Já o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, lembra da relevância de estimular a criação de novos negócios. “Esse programa é de extrema importância para fomentar novas ideias de negócios e para estimular o empreendedorismo planejado. Empreender pode ser a alternativa para milhares de brasileiros enfrentarem esse momento de crise. Por meio dessa parceria, o Sebrae/SC vai garantir suporte aos empreendedores selecionados para que os seus negócios sigam o caminho do sucesso”, comenta o diretor.

O Nascer é realizado dentro dos núcleos da pré-incubadora Cocreation Lab, que ficam nas cidades de Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão e Videira. São ambientes colaborativos e que estimulam a criatividade, onde os participantes farão os encontros presenciais e terão acesso a diversas ações que os ajudarão a transformarem os planos em realidade.

O Cocreation Lab, que está associado também aos Centros de Inovação do Governo do Estado, é quem viabiliza a plataforma da metodologia exclusiva TXM Business.

Para o professor Luiz Salomão Ribas Gomez, idealizador do Cocreation Lab e criador da metodologia TXM, o momento é oportuno para quem tem ideias de negócios que possam oferecer soluções para pessoas e empresas neste período de crise. “Momentos como este geram desafios, mas também oportunidades. A inovação será muito importante na retomada de diversos setores da economia”, defende.

\"\"
Thamize e Rafael participam da primeira edição do programa

Ajuda no desenvolvimento de ideias

A jovem Thamize Pinotti Barros, de Brusque, está desenvolvendo o FuturaLudum, um método educacional que une comportamento e tecnologia. Junto com o sócio Rafael Henrique Pinotti, pretende preparar crianças e jovens para viver no que chama de sociedade 5.0, em que serão necessárias habilidades sociais aliadas ao conhecimento tecnológico.

Mas como tornar essa ideia um negócio viável? É aí que entra o Programa Nascer da Fapesc. Thamize e Rafael se inscreveram na primeira edição do programa e foram aprovados. Com ajuda das mentorias e do conhecimento sobre empreendedorismo, conseguiram amadurecer o projeto.

As constantes entrevistas propostas pelo programa resultaram em mudanças para atender à necessidade do mercado. “A ideia em si permanece, mas a maneira de aplicá-la, de implantá-la teve de ser repensada. Esses ajustes e aprimoramentos são fatores essenciais para o sucesso do negócio”, destaca Thamize.

Assim que terminar a participação no Programa Nascer, a jovem empreendedora quer aplicar um projeto piloto para testar o método em larga escala. Como resultado disso, espera conseguir apoio de aceleradores e investidores.

\"\"

Orion Parque é um dos polos NASCER em Santa Catarina

O Orion Parque Tecnológico, em Lages, é um dos polos do estado do Programa Nascer. A primeira turma do Cocreation Serra começou as atividades em 05 de março , mantendo as ações mesmo com a pandemia de Covid-19.

Na renovação do edital e a abertura de uma nova turma, a expectativa da organização do Cocreation Serra é de um bom número de inscritos e mais ideias na plataforma da FAPESC.

“Queremos novamente ficar no ranking das três cidades com maior número de inscritos ao edital Nascer. A partir da experiência que tivemos com a primeira turma, que ainda segue trabalhando, queremos garantir um engajamento ainda maior dos participantes e maior facilidade de orientações. A ideia é fortalecer o comportamento empreendedor dos participantes e fomentar ainda mais o ecossistema regional de inovação”, disse Julia Rodrigues, responsável pelo espaço no Orion Parque.

Segundo Julia, com as novas medidas tomadas pelo Centro de Inovação, depois do início da pandemia, algumas ações realizadas pelo Cocreation Serra tiveram que ser adaptadas. “Fomos impactados por não ter os encontros presenciais, que também são temáticas da metodologia TXM, utilizada no Cocreation, e que geram conexão e networking (rede de contatos) e apoio entre as equipes. Por outro lado, também nos foi proporcionado webinars com conteúdos variados para maturação do processo de validação da ideia”, exemplificou.

\"\"

Em Lages, são 10 equipes na primeira turma e 28 participantes, que tem acesso a reuniões de acompanhamento, diagnóstico inicial e encontros online, além do acesso a um ambiente exclusivo de aprendizado e troca de experiência entre os participantes do Cocreation do estado todo.  

A partir de junho, os cocreators começam as ações com os mentores – profissionais locais com experiência e visão de mercado, que auxiliam os participantes na validação de ideias e tomada de decisões. “Eles têm o papel de questionar, orientar e direcionar as equipes através de conversas semanais ou quinzenais”, lembrou Julia. 

Equipe planeja desenvolvimento de aplicativo para auxílio na manutenção de máquinas e equipamentos para a indústria 4.0.

Fabio Nunes, Leonardo Almeida e Diego Lopes são amigos e nunca pensaram em começar o próprio negócio, mas graças ao Edital NASCER da Fapesc e o Cocreation, isso está sendo possível.

“Nossa ideia surgiu num bar. Eu pensei: quero ter a minha empresa, quero trabalhar para mim. Resolver os meus problemas, não os dos outros, não de outros gestores. Tivemos mil ideias, conversamos bastante, até chegar nessa ideia”, diz Diego.

A ideia deles é desenvolver um aplicativo que seja aplicado no desenvolvimento e manutenção, preditiva e preventiva, de máquinas e equipamentos em diferentes indústrias.

“Existe uma distância entre a pessoa que vai fazer a manutenção, efetivamente, e os registros que realmente foram feitos da manutenção realizada. É importante saber os passos dessa manutenção. A ideia é mostrar que realmente foi feito o serviço, porque nem sempre ela é demonstrada da maneira correta. A ideia é que o aplicativo possa ser usado em diferentes tipos de equipamentos”, afirmou.

\"\"
Leonardo, Diego e Fábio utilizam a sala do Cocreation Serra no Orion Parque

E-mail para dúvidas: nascer@fapesc.sc.gov.br

Veja um tutorial explicativo sobre como cadastrar sua ideia na plataforma da FAPESC

Acesse a Plataforma Fapesc

Acesse o Edital

Veja os anexos

Com informações FAPESC

Deixe um comentário