Alunos de onze diferentes instituições de ensino superior reuniram-se à distância para pensar em discutir soluções inovadoras e criar startups
Criar uma startup do zero, em 72 horas, foi o objetivo do Reuni Challenge, evento de empreendedorismo universitário, realizado pelo Orion Parque, que conectou nesta edição mais de 80 acadêmicos de universidades da Serra e Meio-Oeste Catarinense.
Os dias 06, 07 e 08 de novembro foram intensos para os acadêmicos do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Lages, Udesc/Cav, Universidade do Planalto Catarinense-Uniplac e Unifacvest, representando as universidades da Serra Catarinense, com doze equipes, e Unoesc e IFC – Caçador, Joinville e Luzerna representando as universidades do Meio Oeste com sete equipes, que competiram entre si pelo título de Universidade mais Empreendedora.
O evento tem como propósito fomentar o empreendedorismo universitário por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos dentro das universidades para o desenvolvimento de uma ideia, que deve ser transformada em negócio durante três dias. ”O empreendedorismo universitário é a fonte de mudança no ecossistema e na região, pois é onde o jovem se capacita para abrir negócios e gerar renda para a cidade” comenta o coordenador do evento e líder de Programas e Ações do Orion, Raul Capistrano.
Para essa edição, foram apresentados problemas de segmentos específicos de mercado, como Turismo, Saúde e Comércio, e as equipes puderam escolher o problema que gostariam de trabalhar para solucioná-lo, criando um novo negócio. Diante dessa problemática, os universitários precisam fazer pesquisas, entender melhor o problema, validá-lo, validar a solução e criar o modelo de negócio. Durante os três dias de evento, as equipes recebem acompanhamento de um quadro de mentores que auxiliam ao longo das etapas, desde a ideação até o pitch final (apresentação para jurados), além de capacitações para criar uma base de conhecimento antes de cada atividade e da participação de um professor da instituição, ajudando os alunos ao longo do desafio.
O Reuni Challenge proporciona aos acadêmicos as vivências e emoções de todas as etapas da criação de um negócio.
”O evento é muito bacana! estou tão instigada que desde sexta feira eu nem durmo. Viro a noite imaginando e criando” conta a participante, Ester Oliveira.
Além de desenvolver competências comportamentais como a adaptabilidade para trabalhar em grupo, empatia e autodisciplina, mais aprendizados são consolidados. “Os acadêmicos aprendem a empreender suas vidas também, serem empreendedores deles mesmos, tomar o controle de suas vidas”, conta a professora do IFSC de Caçador, Franciele Murer.
Além de contribuir para o desenvolvimento do acadêmico, o evento colabora para o desempenho das universidades participantes, já que, segundo a professora Franciele, os alunos ficam mais engajados e comprometidos, expandindo seus horizontes e ajudando inclusive em suas definições de carreira e preparação para o mercado de trabalho.
Apresentação final
No terceiro e último dia do evento, que aconteceu totalmente de forma on line, as equipes apresentaram seus Pitchs (termo técnico para apresentação do negócio) para uma banca de avaliadores composto por empreendedores e Conselheiros do Orion Parque, que tem por missão avaliar o desempenho da equipe, o desenvolvimento da ideia e o modelo de negócio.
As equipes tiveram três minutos para convencer a banca avaliadora da eficácia de seu negócio e os avaliadores dentro de dois minutos deram os feedbacks à equipe. Ao final do evento foram contabilizados os pontos que revelam a equipe ganhadora do Reuni Challenge: A equipe #15 Uniplac – ADA – All Analitics Data levou para casa a premiação de R$1.500,00, pelo primeiro lugar, para colocar a ideia em prática. Além disso, a mesma equipe conquistou o título de vencedora da Gincana, pela divulgação da iniciativa. A Uniplac também conquistou o título de Universidade Mais Empreendedora.
O evento teve patrocínio da Inovadora Sistemas, que contribuiu para a realização da premiação.
A equipe campeã foi representada por Rafael Venturini (Curso de Administração), Kleberson de Oliveira (Ciências Contábeis), Catarine Maltauro (Sistema da Informação), Leandro Veiga (Administração) e Prof. M.ª Sayonara Varela (Administração). Para eles, participar do Reuni foi enriquecedor pelo aprendizado em múltiplas formas.
\”Participar do Reuni Challenge nesse final de semana foi desafiador e motivador. Foram 54 horas de muita imersão, tensão e trabalho em equipe. Equipe se desenvolveu muito profissionalmente e pessoalmente. Vencer esse desafio foi o resultado de um trabalho árduo, mas muito gratificante. Só temos a agradecer a toda equipe, que se engajou muito, a organização do evento, os mentores e a universidade”, comentou a equipe, em nota.
Confira a relação completa dos vencedores
Primeiro lugar: Startup ADA – representante da universidade: prof. M.ª Sayonara Varela (Administração) composta pelos acadêmicos: Rafael Venturini (Curso de Administração), Kleberson de Oliveira (Ciências Contábeis), Catarine Maltauro (Sistema da Informação), Leandro Veiga (Administração) que escolheram como problemática a saúde e desenvolveram a startup ADA: All Data Analitics – Solução: coletar de forma rápida e eficaz a satisfação setorizada de cada paciente. Com a coleta dessas informações, serão gerados indicadores à secretaria municipal de saúde para a tomada de decisões.
Segundo lugar: Startup b.ridge -composta pelos acadêmicos: Bianca Vieira (Engenharia Elétrica) , Giordano Miolo (Direito), Hian Simionato (Arquitetura) e Lucas Sandri (Agronomia) que escolheram como problemática a ser desenvolvida o aumento do protagonismo e a participação em aulas presenciais e online, desenvolvendo a startup b.ridge, que tem como solução: o desenvolvimento de um aplicativo de contratação de empregados para grandes e pequenas empresas, solucionando também o problema de contratação de funcionários, que nem sempre são totalmente eficientes e ideais para a empresa. Assim, os empresários podem ter acesso a um banco de dados de estudantes, classificados de acordo com suas melhores habilidades, priorizando as soft skills.
Terceiro lugar: Startup Nexus – representante da universidade: prof. Franciele Murer e Samuel Feitosa, que escolheram como problemática a ser desenvolvida: o aumento do protagonismo e a participação em aulas presenciais e online, que tem como solução: a criação de um site otimizado com métodos aplicáveis em sala de aula.
Confira como foram os pitches finais do Reuni Challenge
Com informações: Karoline Kitabayashi (karoline@orionparque.com)