[vc_row][vc_column][vc_column_text]
No último domingo (28) foram anunciadas as 15 startups selecionadas para a primeira turma da incubadora Softville Ágora, unidade da Softville que conta com metodologia da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e apoio do Sebrae/SC.
Das 15 startups, sete serão incubadas no modelo híbrido (presencial/virtual) e oito participarão do programa na modalidade virtual. Conheça as selecionadas:
121 SMART SHOP (Joinville)
Mini mercado inteligente com experiência de compra 100% autônoma, conectando o produtor diretamente ao consumidor final
CLIENTE SMILE (Lages)
Startup de pesquisa de clientes
HAUSEFUL (Florianópolis)
Marketplace que seleciona, treina e conecta profissionais com empresas do mercado imobiliário e da construção para realizar serviços sob demanda
HOJE EU CASO (Joinville)
Aplicativo (marketplace) de busca e contratação de evento de casamento
HOLLOX (Joinville)
Visualização de projetos e produtos do modelo 3D em Realidade Aumentada e Realidade Mista, organização e gestão de todos os arquivos 3D
HYD (Joinville)
Empresa voltada a soluções e tecnologia, que utiliza engenharia para redução de perdas na distribuição de água através de sensoriamento e tratamento de dados
INBOARDING (Joinville)
RHTech que automatiza a jornada de todos os colaboradores com uma perspectiva inclusiva iniciando pelo Onboarding e método Think-Pair-Share
INVESTCODE (Joinville)
Plataforma web de viabilidade financeira voltada ao desempenho econômico de incorporadores
KONZTEC (Joinville)
Solução de tecnologia para Indústria 4.0, Internet das Coisas (IoT) e Internet Industrial das Coisas (IIoT)
LEARNI (Joinville)
Plataforma de treinamento digital para equipes de enfermagem em hospitais
MEU REPLAY (Joinville)
Plataforma online com hardware próprio, que fornece sistema automático de replays (captura, edição e disponibilização de lances esportivos) para atletas e centros esportivos
MULTIPLICAME (Joinville)
Rede social privada para comunicação e engajamento de usuários, voltado a associações, coworkings e outras corporações
ORGANA BIOTECH (Joinville)
Solução para resolver problema de destinação final do lixo, retirando do aterro sanitário a parcela orgânica que gera problemas ambientais
RHELLO (Joinville)
Tecnologia para otimização de processos e redução de custos do RH, com cálculo automático da folha de pagamento e da integração com fornecedores
SERENA (Joinville)
Clube de assinatura de saúde que desenvolve jornada personalizada para prevenção e tratamento de doenças, baseada na medicina do estilo de vida
“Desenvolver uma startup dentro de um parque tecnológico, ancorada em uma metodologia vencedora e com a expertise de entidades fortes é um diferencial e uma grande oportunidade para os empreendedores. Este modelo, associativo e com foco em resultados, fortalece Santa Catarina no ambiente de inovação”, opina Jean Vogel, diretor executivo do Ágora Tech Park.
A qualidade e o nível de maturidade das startups impressionaram os responsáveis pela seleção dos projetos. “Tivemos um grande volume de inscritos e um alto nível de soluções e times. Isso reflete a evolução do ecossistema de inovação de Joinville e o interesse de empreendedores em estarem neste ambiente e participarem de um projeto com players tão importantes para o seu desenvolvimento, como Ágora, Acate e Sebrae”, comenta Fabiano Dell’Agnolo, presidente da Softville.
Do total de 47 startups inscritas no processo seletivo, 74% foram das regiões de Joinville e Florianópolis, e 36% de outras regiões. Em termos de maturidade dos negócios, a maioria (78,7%) está nas etapas de Validação e Geração de Demanda, enquanto 21% estão mais avançadas, na etapa de Tração e Escala.
Para Iomani Engelmann, presidente da ACATE, “impulsionar o ecossistema como um todo é um dos nossos objetivos como entidade estadual. E este é um exemplo de como podemos, por meio dos Polos Regionais, ampliar este impacto”. Ele lembra que a metodologia de desenvolvimento do MIDITEC evoluiu muito desde quando a incubadora começou, há 22 anos. “A incubadora é um ativo do ecossistema catarinense e precisa ser disseminada para acelerar ainda mais a criação de empresas vencedoras. Levar essa experiência e impacto para outras regiões do estado era um desejo antigo da ACATE e do Sebrae e, por meio da união do ecossistema, conseguimos atingir esse grande marco”, destaca.
“Joinville é uma cidade naturalmente empreendedora e vem se destacando também pelo seu ecossistema de inovação, que é consolidado e tende a se fortalecer ainda mais nos próximos anos”, comenta o presidente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos da Fonseca. “O município concentra importantes iniciativas como a incubadora Softville Ágora, que incentiva o empreendedorismo e alia importantes atores. Acreditamos e apostamos no potencial inovador da cidade”, finaliza.
Empresa virtual do Orion foi uma das selecionadas
Medir a afinidade do cliente e a aceitação dele aos produtos desenvolvidos pelas empresas é o foco da Cliente Smile, startup que participa da vinculação não-residente ao Orion Parque, na modalidade de empresa virtual. A Cliente Smile foi uma das empresas selecionadas que fará incubação na Softville Ágora, na modalidade virtual.
Baseando-se no método NPS (Net Promoter Score), a empresa indica os clientes que participarão da pesquisa de satisfação a partir de listagens de consumidores atendidos pelas empresas contratantes da Cliente Smile. A partir desse contato, os utilizadores devem responder duas perguntas: De 0 a 10, qual a chance de você indicar a \”empresa x\” para um amigo?; e, na sequência, mais uma pergunta: Por que desta nota?
Os feedbacks dos pesquisados apontam tanto aspectos positivos quanto negativos e possibilita que a empresa direcione seus investimentos para ações que atendam os desejos e necessidades reais dos seus clientes. Inicialmente, a pesquisa é enviada por e-mail. Quando não há retorno por este caminho, os clientes recebem um SMS com a pesquisa. Por fim, é acionado o call center para entrar em contato com quem ainda não deu resposta, até se atingir o percentual de 30% da lista ou a meta contratada para validar a pesquisa, que por fim classifica e gera resultados em gráficos com indicadores de performance.
Para Ricardo Rizer, diretor-comercial da Cliente Smile, a expectativa da fase GrowthLab, na etapa de tração de vendas e escala da startup na incubadora, é trazer ainda mais clientes e focar na oportunidade de crescer na região de Joinville, fomentando o networking que a aceleração pode resultar.
\”Toda a incubação ocorrerá entre 12 e 18 meses, e sem dúvida queremos captar um pouco do networking das empresas da região norte do estado. Isso para nós é muito importante. Mesmo estando distante, queremos ter essa abertura com as empresas de lá. Em Joinville tem já o LinkLab, que conecta startups a grandes players, e isso também desperta o nosso interesse. Pelo fato da gente estar dentro da Softville, eu acho que isso facilitará muito a nossa conexão com eles. Temos hoje uma carteira de 67 empresas que já atuamos, e não apenas em Lages. Temos várias empresas dos estados do sul do Brasil e nosso foco é aumentar ainda mais isso\”, disse.
Pensando na expansão dos negócios, a estratégia da Cliente Smile agora é se posicionar em portais de venda on-line. \”O nosso foco agora, por conta da pandemia, é atuarmos em e-commerce. Estamos desenvolvendo ferramentas para captarmos o cliente de uma plataforma de vendas virtuais sem que ele esteja logado – antes de ele entrar na sua conta do e-commerce. A ideia é tentar entender o porque ele não entrou, o que faltou, qual foi o motivo que ele não comprou\”, sinaliza. \”Acredito que mais de 80% das pessoas que entram no site não compram, e porque não compram? Já estamos desenvolvendo ferramentas pra buscarmos descobrir isso\”, completa o empreendedor.
Com informações ACATE
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]