fbpx

Redes Sociais

Mapa

Blog

Movimento ODS SC promove semana ODS em Pauta; evento em Lages debaterá estudo de dois Objetivos

ODS: 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e o 12 – Consumo e Produção Responsáveis são parte dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável adotados por todos os países membros das Nações Unidas em setembro de 2015, definindo objetivos ambiciosos em três dimensões de desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental, sustentados pela boa governança; Orion Parque subscreve os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em Santa Catarina

Signatário do movimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, desde 2019, o Orion Parque Tecnológico engaja-se no desenvolvimento das ações de sustentabilidade e coesão social em vários planos: Aceleração de projetos sociais e novos negócios, com a Aceleradora Saiph; descoberta de novos empreendedores, com o Rolê Empreendedor; empoderar mulheres para o empreendedorismo e inovação por meio da conexão de suas histórias e experiências, com o Mulheres Connect e Inclusão digital, com as aulas de iniciação à computação para idosos – apenas para citar algumas iniciativas

Pensando nessa perspectiva, o Movimento Nacional ODS em Santa Catarina, promove na última semana do mês de maio as ações da semana ODS em Pauta. O objetivo da ação é disseminar informações de qualidade quanto aos ODS. A ação busca, justamente, engajar os diferentes segmentos da sociedade brasileira na Agenda 2030: plano de desenvolvimento para o país em todos os seus territórios e para todas as pessoas. Um plano para governos, sociedade, empresas e cidadãos a ser alcançado em metas e indicadores estabelecidos nos Objetivos, compromisso global pactuado por 193 países na ONU em 2015. 

O líder de Programas e ações do Orion Parque, Raul Capistrano, que também coordena localmente o comitê Lages do Movimento ODS Santa Catarina, comenta que a iniciativa é muito importante para o desenvolvimento local, e que as organizações precisam estar coesas nesta campanha.   

“É importante que organizações e entidades de classe enxerguem as ODS de forma positiva, possibilitando que elas sejam integradas e organizadas entre si. Os ODS são um planejamento até 2030, com o propósito de desenvolver um mundo melhor, mais sustentável. É uma agenda global, e é importante que todas instituições, públicas ou privadas, entendam e tentem se adequar”, lembrou.   

Evento em Lages – ODS em Pauta – Você é parte do problema, ou parte da solução?

Você é parte do problema, ou é parte da solução? Para se conectar localmente com a pauta global da Agenda 2030 e com o intuito de entender o papel de cada um em seu meio social, o Comitê Lages traz para a Semana ODS em Pauta o estudo de dois ODS: 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e o 12 – Consumo e Produção Responsáveis.

A partir da sensibilização sobre este tema, e com mais pessoas empoderadas deste conhecimento, é que se pode construir ações concretas e práticas que impactem de forma significativa a Serra Catarinense para o desenvolvimento sustentável.

Em Pauta o estudo de dois ODS: 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e o 12 – Consumo e Produção Responsáveis por meio do diálogo, com três convidadas que falarão sobre o tema no cotidiano das pessoas em busca do desenvolvimento sustentável: 

  • Mediadora: Barbara Zanoni – Coordenadora Geral Adjunta do Comitê Lages. 
  • Bruna Mertins – Idealizadora da Você+Consciente (Agosto de 2018). Futura Embaixadora do Instituto Lixo Zero. 
  • Cristiani Jacobus Vieira – Atualmente é Conselheira Estadual do Idoso. Atua no Sesc SC há oito anos com projetos e programas sociais. Está na função de Analista de Programação Social no Departamento Regional de SC, coordenando estadualmente as áreas de Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Grupos/Idosos e Educação em Saúde.
  • Daniela Carneiro – Especialista em Agroecologia (IFSC), graduada em medicina veterinária (Udesc). Integrante da Rede Ecovida e do Movimento Slow Food.

Semana de ações e eventos

Entre os dias 24 e 28 de maio, uma série de ações discutirão os ODS e a Agenda 2030 em Santa Catarina, falando sobre metas, indicadores, conteúdos e propósitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os eventos on-line serão transmitidos no canal do You Tube do movimento ODS SC. Confira o calendário completo de ações clicando nos títulos dos eventos:  

Iniciativa: Coordenação Estadual

ODS em Pauta – O que você precisa saber sobre os ODS na dimensão Social?

Iniciativa: Comitê Joinville

ODS em Pauta: “Por que somos ODS?”

Iniciativa: Comitê Criciúma

ODS em Pauta – Agenda 2030: como podemos promover a industrialização inclusiva e sustentável fomentando a inovação?

Iniciativa: Comitê Brusque

Iniciativa: Coordenação Estadual

ODS em Pauta – O que é essa tal Agenda Global e ODS da ONU? Saiba qual a relação com o nosso bem-estar

Iniciativa: Comitê Itajaí

ODS em Pauta – O que você precisa saber sobre os ODS na Dimensão Ambiental

Iniciativa: Comitê Joinville

ODS em Pauta – Você é parte do problema, ou parte da solução?

Iniciativa: Comitê Lages

Iniciativa: Comitê Joinville

ODS em Pauta – A educação para o desenvolvimento sustentável: preparando os profissionais e as organizações para o futuro

Iniciativa: Comitê Tubarão

ODS em Pauta – Década da Restauração de Ecossistemas: e eu com isso?

Iniciativa: Comitê Vale Europeu

ODS em Pauta – ODS17: Parcerias que geram impacto

Iniciativa: Comitê Chapecó

Iniciativa: Comitê Joinville

ODS em Pauta – Diagnóstico local: como sua cidade está avançando nos ODS? Conheça o Diagnóstico Local de Balneário Camboriú

Iniciativa: Comitê Balneário Camboriú

ODS em Pauta – Sustentabilidade: como aplicar de forma prática no seu negócio

Iniciativa: Comitê Grande Florianópolis

ODS em Pauta – Padrões de produção e consumo sustentáveis por meio dos Sistemas Produto-Serviço

Iniciativa: Comitê São Bento do Sul

Iniciativa: Coordenação Estadual

ODS em Pauta – Webinar com a Especialista: explorando os ODS

Iniciativa: ODS Floripa

ODS em Pauta – Compostagem doméstica – como fazer e seus benefícios para o meio ambiente e sociedade

Iniciativa: Comitê Blumenau

A importância dos jovens e comunidades tradicionais para a implementação e alcance dos objetivos da Agenda 2030

Iniciativa: Ações de Signatários

Com informações: Movimento ODS Santa Catarina

Sem comentários
Poste um Comentário

5 × 2 =