fbpx

Redes Sociais

Mapa

Blog

Reuni Challenge como o primeiro passo para o desenvolvimento de um negócio

Após o maior evento de empreendedorismo universitário do estado, as equipes podem receber acompanhamento da equipe do Orion Parque Tecnológico. Metodologia de acompanhamento também acontece ao longo do ano, para projetos em estágio inicial de desenvolvimento.

Para uma ideia transformar-se em negócio é preciso desenvolvê-la passo a passo, processo que exige mentores experientes e uma trilha de acompanhamento eficaz. Toda essa trajetória é oferecida pelo Orion Parque Tecnológico para que as ideias que surgirem no Reuni Challenge SC tenham a possibilidade de sair do papel e transformar-se em negócio. 

O programa Reuni possui em seu escopo, além dos eventos de empreendedorismo universitário realizados, uma trilha de acompanhamento, onde as equipes participam de mentorias individuais para que, por meio das etapas, desenvolvam seus negócios conforme as necessidades, dificuldades e objetivos. 

A trilha é composta por cinco etapas e começa dando o primeiro passo para o amadurecimento da ideia, passando por fases como pesquisa de mercado, análise de concorrentes e pesquisa de validação, até as etapas intermediárias e finais onde a equipe precisa compreender se a dor real tem feat (aceitação) com o mercado. A partir daí, o time envolvido já está com propostas maduras o suficiente para submeter a ideia em editais de incubação e pré-incubação, como o Programa NaSCer, da Fapesc.

A mentora da trilha de acompanhamento do Reuni, Julia Rodrigues, conta que o objetivo do acompanhamento é  trabalhar o processo de ideação dos proponentes dos projetos, principalmente na coleta de informações primárias e secundárias para análise crítica e identificação da dor real do público-alvo. 

“O Reuni ajuda a desenvolver um pensamento empreendedor e inovador, melhorando os processos de validação de ideias, e construção de um novo negócio. O processo todo leva, em média, em torno de dois a três meses, no máximo, mas depende muito das entregas que cada equipe ou empreendedor consegue nos passar. Entre cada uma das etapas damos, em média, duas a três semanas para o desenvolvimento das ações. O que esperamos é que, no final, quem participa do ciclo do Reuni consiga ter evolução do negócio, maturação da ideia/projeto, buscando também despertar o comportamento empreendedor para continuar nesse processo, utilizando esses conhecimentos e comportamentos em outros âmbitos da vida”, ressaltou Julia, explicando um pouco do processo e das entregas esperadas. 

Acompanhamentos são feitos em encontros virtuais

Muitas são as equipes que iniciam o ciclo de acompanhamento do Reuni após o encerramento do Reuni Challenge – apesar do objetivo do evento não estar diretamente vinculada ao acompanhamento das ideia,  e sim ao incentivo à cultura empreendedora. O entendimento da possibilidade de realmente transformar a ideia em um negócio lucrativo gera o engajamento para o desenvolvimento da ideia, e a busca por alternativas de mentoria que o Orion Parque oferece.

Rafael Venturini, aluno de administração da Uniplac, foi um dos beneficiados. A startup dele, chamada ADA – All Analytics Data, teve a possibilidade de continuidade ao desenvolvimento da ideia por meio do fluxo de acompanhamento do Reuni. Todos os grupos participantes também receberam esse apoio, e tiveram também essa possibilidade de empreender. Eles foram os vencedores da última edição do Reuni Challenge com a ideia de melhoramento e rapidez no atendimento da área da saúde.

“Nos foi oferecida toda a consultoria e acompanhamento para seguirmos com a ideia. Uma equipe do Orion entrou em contato com a gente e se prontificaram a cumprir com todo o apoio no desenvolvimento”, disse ele. 

Quarta Live do Reuni Challenge SC

A quarta live do Reuni Challenge SC será realizada no Centro de Inovação Blumenau, que sediará nesta sexta-feira o 2º Encontro da Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI). Na oportunidade, além de estreitarmos ainda mais os laços entre os nossos gestores e parceiros para inovar, faremos a quarta live de apresentação do Reuni Challenge SC.

Todas as sextas-feiras, às 18h,no You Tube do Orion Parque Tecnológico, Projeto Reuni e Rede Catarinense dos Centros de Inovação, apresentamos cases, trazemos conteúdo e conversamos com pessoas que estão diretamente envolvidas com o evento! Não perde essa! 

O Reuni Challenge tem a realização do Orion Parque Tecnológico, Prefeitura de Lages, Governo do Estado de Santa Catarina, Fapesc, Rede Catarinense dos Centros de Inovação e NSC. O Sistema ACAFE apoia o evento. O evento será nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2021. Todos os detalhes estão na página do Reuni Challenge.

Supervisão Afonso Gobbi Rodrigues

Sem comentários
Poste um Comentário

4 × quatro =