Na última semana, um dos maiores eventos da área de inovação e empreendedorismo foi realizado em São Francisco, na Califórnia (EUA). Entre os dias 18-20 outubro, no maior Centro de Eventos da cidade, o Disrupt 200 apresentou as 200 empresas de tecnologia mais inovadoras do ano, na avaliação da promotora do evento, o portal TechCrunch.
A Quiron Digital ajuda gestores florestais a tomarem melhores decisões para mitigar ameaças florestais pelo mundo, monitorando qualquer floresta através de dados de satélites, considerando características locais, para potencializar recursos e transformar decisões empíricas em processos orientados a dados. A empresa foi a única brasileira a participar do evento, e esteve presente in loco com o diretor de marketing, Diogo Machado.
Além da participação no evento, a Quiron aproveitou o momento nos EUA para fazer reuniões com investidores e responsáveis locais pela gestão de florestas e cuidados com fogos na região. Nos últimos meses, a costa oeste dos EUA tem enfrentado grandes incêndios por conta do calor extremo na região.
Um dos maiores sucessos comerciais da empresa é o Flareless, sistema que permite o cálculo do risco iminente de perigo de fogo numa determinada zona florestal, com previsão diária dos próximos 10 dias de risco, através de dados de satélites e nanossatélites.
“Essa foi a primeira vez que os espaços do eventos não podiam ser vendidos, então estar entre as classificadas para Disrupt foi uma forma de potenciais investidores, interessados em nos conhecer, criasse uma proximidade de forma mais intensa. Fizemos mais reuniões ainda na Califórnia, como por exemplo com o chefe de pesquisa e desenvolvimento da principal agência de combate a incêndios da região, o departamento californiano de Florestas e Proteção de fogo – Calfire, além de mais algumas outras, com universidades e representantes que podem ser nossos parceiros comerciais”, lembrou Diogo Machado, que foi ao evento, representando a Quiron.
“Esse convite do TechCrunch traz uma exposição global, já que é o principal portal e o Disrupt um dos maiores eventos da área no mundo. Para nós isso é muito importante e significativo”, comentou o CEO da Quiron, Gil Pletsch, antes do evento.
“Conseguimos demonstrar que é possível alinhar solução que presta um grande serviço para a cadeia produtiva florestal e aliar a agenda de descarbonização do mundo”, lembra.
Nos últimos 18 meses, a Quiron fechou negócios com as maiores empresas do segmento florestal no Brasil, Chile e Portugal, país que também conta com uma unidade da empresa.
No início de setembro, a Quiron também foi escolhida para participar do Google for Startups Accelerator, aceleração de três meses, promovido pela gigante da tecnologia, com foco em empresas de sustentabilidade. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são peças fundamentais na estratégia de ação da Quiron Digital.
SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO
O Disrupt 2022 – Startup Battlefield 200 reúne os principais negócios de empresas inovadoras em fase inicial do mundo, reunidas numa competição que oferece marketing, visibilidade e investidores em todo o mundo. As inscrições são gratuitas. Os juízes incluem editores do TechCrunch – um dos maiores portais de notícias e análises, em inglês, sobre ecossistemas de inovação e negócios inovadores -, além dos principais fundos de investimento em capital de risco (venture capitals) dos EUA e empreendedores.
Na edição de 2022, a vencedora foi a Minerva Lithium – empresa que desenvolve o Nano Mosaic, uma rede de polímeros que extrai materiais críticos, como o lítio, da salmoura em apenas três dias. O assunto foi tema de reportagem da Revista PEGN, que também esteve participando da cobertura do evento e destacou a participação da Quiron.
Assessoria de Imprensa – Orion Parque