A Serra Catarinense mudará seu pensamento e ações com relação à inovação. Isso porque durante a Orion Week, semana em que o Orion Parque celebra sete anos de existência, o Centro de Inovação recebeu a audiência pública da Lei de Inovação do Município de Lages. A reunião ocorreu na quarta-feira, 22, no Orion Parque, e reuniu atores influentes da gestão pública e setores ligados à tecnologia para debater a importância da criação de uma legislação específica para incentivar o desenvolvimento de ambientes especializados em atividades tecnológicas e de inovação.
Empresária, e uma das idealizadoras do Orion Parque, Nelissa Gevaerd Colossi, relatou durante a audiência sua preocupação em existir uma legislação que garanta a criação e incentivo de novas oportunidades por meio da tecnologia e inovação para novas gerações. “Vemos o Orion que, por dois anos consecutivos, tem quase 100% de ocupação das salas, isso é um indicativo de que há necessidade de incentivos na área perante a lei também”.
A Lei de Inovação facilita e possibilita uma ponte entre instituições de ensino e centros de inovação, capacitando e destinando recursos para projetos inovadores. Santa Catarina é um estado referência em inovação. Ano após ano, cresce o número de empresas de tecnologia no estado. Atualmente, são mais de 18 mil empresas que empregam mais de 70 mil trabalhadores e faturam pelo menos R$ 20 bilhões anualmente.
É importante que a discussão traga resoluções de forma prática para a região. O presidente do Instituto Orion, Valmir Tortelli, afirma que o compromisso é um comportamento importante para que a Lei entre em vigor em breve. “Hoje a provocação foi feita, foram sanadas todas as dúvidas e estabelecemos esse compromisso de todas as partes, principalmente, da prefeitura. Agora, devemos tornar a lei uma realidade”.
O diretor executivo do Instituto Orion, Claiton Camargo de Souza, destaca que há por parte do Orion Parque, uma crença muito grande que a Lei de Inovação seja implementada para garantir e auxiliar no surgimento de novas startups, empresas e de novas ações que vão fomentar o ecossistema de inovação da Serra Catarinense. “Esperamos que, em breve, a lei esteja dentro de todos os parâmetros para que passe pelo processo de aprovação e traga muitos benefícios para o desenvolvimento da nossa cidade”.
Na observação do Prefeito de Lages, Juliano Polese, este é mais um passo importante dentro do ecossistema de inovação da região. “Podermos efetivar essa vontade que nós temos há longo tempo e este momento é muito gratificante, uma evolução significativa nos termos da Lei”.
É válido lembrar que, nas demais cidades de SC que possuem centros de inovação, todas já possuem a Lei de Inovação, exceto Lages. Essa audiência aconteceu para que pudesse ser debatido sobre o assunto e reforçar ainda mais a importância da regulamentação da Lei de Inovação em Lages.
Para o proponente da Audiência, vereador Agnelo Miranda, o que se espera é que a Lei seja finalizada e aprovada até o fim deste ano. “Com essa discussão hoje, com o material que apresentamos e depoimentos apresentados, vamos conseguir evoluir muito na Lei de Inovação. Dessa forma, por meio da legislação, teremos o incentivo para as empresas de tecnologia se instalarem em Lages, a possibilidade de fomentar o setor de tecnologia, gerando emprego e renda e, principalmente, diversificando e fortalecendo a economia de Lages”.
Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto Orion