Orion Parque

Inicia em Lages a Maior Competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil

São 26 universidades participantes da edição de 2023  

Com a participação de 250 universitários de todo o sistema de ensino superior do sul do país, o REUNI Challenge declarou aberta a Maior Competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil nesta quarta-feira (13), no Orion Parque Tecnológico. O evento ocorre de 13 a 16 de setembro e  definirá a nível nacional, quem será a universidade mais empreendedora do país. 

Com a presença de entidades do ecossistema de empreendedorismo e inovação, agentes transformadores da educação e autoridades locais, o REUNI Challenge foi oficialmente aberto para a realização da Maior Competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil. Para dar as boas vindas aos universitários competidores, estiveram presentes o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, o Vice-Prefeito de Lages, Juliano Polese, e o Secretário de Desenvolvimento e Turismo de Lages, Álvaro Mondadori. 

Com iniciativas que fomentam o empreendedorismo universitário, Fett destacou em sua fala o impacto da jornada empreendedora que inicia nos bancos das universidades enquanto solo fértil para ideias de negócio que promovem o desenvolvimento da região “o empreendedorismo talha o desenvolvimento da sociedade e iniciativas como o REUNI fomentam o sentimento do universitário em contribuir para o desenvolvimento de sua região”, finaliza. 

Na ocasião, o SEBRAE realizou a devolutiva da primeira etapa do Programa ELI – Ecossistema Local de Inovação que visa fomentar a cultura de empreendedorismo e inovação para o desenvolvimento regional. Com a presença de autoridades locais, foi entregue ao Presidente do  Orion Parque Tecnológico, Thiago Mazuhy e ao Secretário de Desenvolvimento Econômico de Lages, Álvaro Mondadori, cópias oficiais do documento que indica os resultados do mapeamento. 

Ao longo dos quatro dias de competição, os universitários participarão de talks sobre os temas que abrangem as etapas de construção da startup. O primeiro talk trouxe o tema Ideação, pelo especialista e mentor de startups, Edson Mackeenzy, que vem à Lages por meio do SEBRAE, parceira em eventos de fomento ao empreendedorismo. Mackeenzy é especialista em investimento de startups, autor do livro O Pitch Perfeito, membro de conselhos consultivos e mentor de startups, além de ser um dos maiores nomes do ecossistema de empreendedorismo e inovação. 

Edson Mackeenzy, que compartilhou de seu conhecimento e experiência com os universitários que ingressam na imersão empreendedora, iniciou a palestra com o questionamento “o que você veio fazer aqui?”, a fim de instigar nos participantes o autoconhecimento para a busca de propósito e a necessidade de aprender a trabalhar com a diversidade. 

As equipes têm a missão de resolver problemas reais por meio de soluções inovadoras, desenvolvendo cada etapa da construção da startup. Para dar start na competição, cada equipe escolheu uma problemática para trabalhar ao longo dos quatro dias, considerando pesquisar o problema, gestar a ideia, construir proposta de solução inovadora, validar problema e solução, fazer pesquisa de mercado, entre outras etapas para tornar a solução do desafio, uma startup. 

Ao final da competição, os universitários farão a apresentação de seus trabalhos em formato de Pitch, ou seja, deverão vender sua solução inovadora para um time de avaliadores, a fim de convencê-los que a proposta faz sentido com a necessidade. O integrante de cada equipe, que fará a apresentação, terá 04 minutos para explanar a ideia e os avaliadores terão 04 minutos para fazer suas perguntas e considerações. Esse é o processo que define quem será a Universidade mais Empreendedora do Brasil. 

Texto: Assessoria de Imprensa Orion Parque Tecnológico | Foto: Orion Parque

Deixe um comentário