Orion Parque

Universitários enfrentam desafios no REUNI Challenge

Os mais de 250 participantes do REUNI Challenge estão tendo alguns desafios durante a  jornada empreendedora que iniciou dia 13 e segue até 16 de setembro, no Orion Parque, em Lages. A boa notícia é que já venceram a primeira etapa: a validação de problema. Para isso, contam com mentorias renomadas durante todo o processo para auxiliar na construção da proposta de solução inovadora.

A quinta-feira, 14, segundo dia de trabalho na maior competição de empreendedorismo universitário do Brasil, o REUNI Challenge, foi dedicada à mentoria de Validação de Problema. O talk a fim de orientar os universitários nesta etapa, foi comandado pela mentora de startups, Marisa Freitag. As equipes tiraram suas dúvidas e iniciaram o processo de validação onde precisam compreender o que é de fato o problema dos seus projetos e como ele afeta as pessoas.

Com um time de especialistas em empreendedorismo e inovação, e mentoria de renomadas personalidades do ecossistema, as equipes participantes do REUNI Challenge 2023, puderam compreender melhor cada etapa do processo para a construção da proposta de solução inovadora. Com talks sobre validação de problema e modelo de negócio, além das mentorias, esse é o momento onde as equipes começam a estudar a problemática do desafio escolhido e o desenvolvimento da solução. 

Com a expectativa de levar o título de universidade mais empreendedora do Brasil para o Senac Blumenau, que participa pela primeira vez da competição, a estudante Bárbara Luersen, 22 anos, está atenta à programação. “A talk foi muito boa para nos dar um norte. Também gostei que os materiais são disponibilizados para nós e assim conseguimos ter mais um auxílio”.

As equipes contam com o apoio de um time formado por 34 mentores, ao longo do evento, eles conversam com as equipes para orientar caminhos, fazer sugestões e até dar um puxãozinho de orelha “O maior desafio que a galera enfrenta é não entender o problema que eles estão resolvendo, eles ficam pensando na solução. É preciso se apaixonar pela dor pra resolver o problema de verdade” comenta o mentor, João Carlos Morais. 

Para a equipe da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC,  o principal desafio até o momento é entender um mercado para eles desconhecido, seguindo as etapas de ideação e validação de problema. “É sensacional estar aqui. Saímos de Floripa com uma equipe super disciplinar onde cada um tem a sua empresa, entende de alguma área e nos reunirmos para tratar de problema real, é super empolgante e desafiador.  Com certeza nos traz a energia que precisamos para estar aqui em Lages”, conta um dos integrantes da equipe UFSC, Rodrigo Cintra.

E, se estamos falando de empreendedorismo, que tal falarmos de algumas iniciativas simples, mas empreendedoras. Para dar conta do recado, essa galera precisa de muito café, mas muito mesmo. É um problema? Não para o REUNI que conta com aquele café passado na hora pelo pessoal do Grão Café, de Florianópolis. Fome nossos guerreiros empreendedoras não passam também, não quando se tem o Claudio Luis de Sousa por perto garantindo aquela super pipoca e o algodão doce feitinho na hora para os participantes.

Texto: Assessoria Orion Parque | Fotos: Divulgação Orion Parque

Deixe um comentário