Promovida pela Escola Nacional de Administração Pública(ENAP), em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Governo, a Semana de Inovação 2023, realizada em Brasília, recebeu neste ano a startup lageana Gerencit, para apresentar sua solução inovadora para empreendedores da área de inovação e gestão pública.
A Gerencit foi uma das 10 selecionadas na vertical de Gestão Pública e Desenvolvimento Urbano para expor presencialmente no dia 08 de novembro. A CEO da startup, Aryana Valcanaia teve a oportunidade de apresentar o pitch para os gestores públicos e se conectar com empreendedores do setor de inovação.
“Pra mim a participação foi um reconhecimento de que estamos no caminho certo. Conseguimos ficar num grupo seleto entre mais de 140 inscritos e éramos a startup novata de govtech no meio de alguns veteranos. Muitas trocas positivas surgiram no evento, tanto com outros empreendedores do B2G como com representantes de entidades do governo” conta, Aryana.
Com uma solução inovadora voltada para o auxílio às demandas da gestão pública, o Gerencit é um startup incubada pelo Orion Parque que iniciou sua trajetória por meio do edital Conecta Lages da Prefeitura Municipal de Lages e após a conclusão do período de vigência do edital, a startup seguiu sendo acompanhada por meio da trilha de incubação do Orion Lab. Para Aryana, o Gerencit, enquanto produto, tem como objetivo a gestão de relacionamento e demandas do cidadão e a transformação dessas demandas em dados de inteligência que apoiam a criação de planos de ação para melhoria de vida do cidadão e melhor utilização do recurso público.
A Prefeitura de Lages é a primeira contratante da solução Gerencit e a implantação do aplicativo para o município oferece aos mais de 170 mil habitantes a possibilidade de registrar e acompanhar demandas, na palma da mão. Por meio do aplicativo, a população tem a possibilidade de registrar as demandas do seu bairro, como problemas de iluminação pública, falta de manutenção nas vias públicas, limpeza e saneamento, aproximando a população do setor público responsável pela resolução das demandas, tornando o processo mais rápido.