A noite desta quinta-feira (09) ficará marcada para os integrantes da equipe Onesheep que venceu o REUNI Experience com uma solução de negócio que busca resolver o problema da destinação da lã de ovelha, principalmente a lã de abate que possui qualidade inferior, dificultando as alternativas de destinação correta. O REUNI Experience iniciou na segunda-feira (06) e encerrou nesta quinta-feira com a apresentação dos pitchs das equipes para a banca avaliadora.
Flávia Bulow, acadêmica do curso de Gestão do Agronegócio, do IFSC Campus Lages, membro integrante da equipe vencedora do REUNI Experience, conta que o processo do REUNI durante os quatro dias foi incrível “ todo mundo da equipe se dedicou, pegamos muitas mentorias e cada um que passou por nós, agregou no resultado final que foi incrível!”
Esta edição aconteceu em parceria com o CAV UDESC e o IFSC Campus Lages que estiveram juntos durante as quatro noites de trabalho, para criar uma startup do zero, solucionando problemas voltados para o agronegócio, em equipes multidisciplinares com acadêmicos das duas universidades. Ao longo das quatro noites os acadêmicos cumpriram com as etapas de validação de problema, modelo de negócio, pesquisa de mercado, validação da solução e pitch, além de assistirem aos talks programados para cada dia.
Os talks ocorreram no início da noite e trataram das etapas que as equipes precisavam cumprir a seguir, com orientações e dicas para facilitar o processo, como quais tipos de ferramenta usar para validar o problema e como realizar a pesquisa. Os talks foram realizados pelos empreendedores do Orion e ecossistema local, além de contribuírem durante todo o processo por meio de mentorias para as equipes.
Para o membro da banca avaliadora, Vitor Kuster, o resultado final das equipes surpreendeu positivamente, considerando o pouco tempo de trabalho para concluir o processo “ Em menos de 10 horas eles tiveram que mapear mercado, mapear o problema, criar uma hipótese de solução, pensar se essa solução é viável, se é possível construir um negócio sustentável. É muita coisa, e foi muito bem desenvolvido, em pouco tempo e é algo difícil de fazer e todos conseguiram entregar no final, isso surpreendeu positivamente”
O Coordenador do REUNI, Salomão Eineck, comenta que a junção das duas universidades para a realização do Experience é algo que não havia sido realizado anteriormente e representa uma importante movimentação no ecossistema “ essa é uma das ações que está conectando duas universidades em prol da inovação e empreendedorismo junto com o Centro de Inovação. É muito legal por que é o ponta pé inicial para uma série de outras atividades que podemos ter, o grande valor gerado não é exatamente o evento de hoje, mas sim o ponta pé inicial para as coisas futuras”
Salomão ainda comenta que um dos diferenciais desta edição do REUNI Experience são os desafios propostos pelas instituições, voltadas para o agronegócio. Para além da especificidade dos desafios da edição, a escolha das equipes para qual problema querem resolver também é um processo interessante “ Foram 5 desafios lançados, todos eles reais. É muito legal ver esse processo de seleção dos desafios por que é talvez a primeira decisão empreendedora da vida deles”
Naturalmente, as equipes optaram trabalhar em desafios onde perceberam maior potencial financeiro, mesmo sem concluir a pesquisa de validação. As equipes tendem a buscar soluções voltadas para a gestão ambiental e florestal, como a equipe vencedora que seguiu com o desafio do descarte da lã de ovelha propondo uma ideia de negócio onde é realizada uma peletização da lã de ovelha, transformando-a em uma forma hídrica onde ela pode ser utilizada na lavoura e também como um insumo.
“Todas as equipes tiveram ideias válidas, todo mundo correu atrás para vencer, mas só uma equipe pode levar o primeiro lugar e terminar o REUNI Experience sendo campeão nos deixou muito feliz. Vamos continuar reunidos para tentar continuar com a ideia e ver onde vai dar” conclui, Flávia.
Assessoria Orion Parque: Karol Kitabayashi | Rafael Peletti