fbpx

 

Siga a gente nas redes sociais!

Blog

O que você precisa saber para iniciar uma Startup

Com o avanço da internet nas últimas décadas, mudamos nossa forma de comunicação, nossa rotina, a forma como consumimos e, com a mudança de tantos hábitos, o mundo dos negócios não ficou para atrás e também se revolucionou.

Antes a ideia de ter um negócio ou empreender em algo parecia ser possível só para quem já estava dentro desse mercado, os grandes empresários.

Porém, a cara de quem empreende hoje mudou. Não são apenas as grandes personas do mundo dos negócios que criam, mas agora são aqueles que conhecem sobre tecnologia que estão saindo da frente de seus computadores, fazendo negócios e ganhando dinheiro: são os empresários de startup.

Você sabia que empresas como Facebook e Amazon começaram como startup? Hoje elas são líderes nos seus segmentos.

Ok! Mas, o que é de fato uma startup?

Empresas consideradas startups são empresas jovens, ou recém-criadas, com grande potencial para o crescimento.

Uma empresa startup se caracteriza por crescer rapidamente e de forma eficiente, como um negócio escalável. Diferentemente do que ocorre com as pequenas e médias empresas.

As pequenas e médias empresas se caracterizam pelo investimento financeiro alto e pelo tempo com que esse investimento dá lucros. Nesses casos elas normalmente demoram para ver o investimento no negócio retornar.

Ao passo que as startups começam praticamente sem dinheiro e entram no mercado buscando possíveis patrocinadores para as suas ideias que, geralmente, são do ramo tecnológico.

Assim, as Startup se destacam por serem:

Jovens ou recém-criadas

Muitas vezes, pequenas empresas são consideradas startups. As startups são empresas jovens que podem evoluir e se tornar empresas de grande porte e sucesso ou então essas startups podem fechar ou falir. Elas ainda não estão estabilizadas no mercado, mas, geralmente, trazem ideias renovadoras.

Escaláveis

Para uma empresa ser escalável ela precisa crescer e gerar lucros rapidamente. Essa é uma das principais características das startups.

As startups são capazes de fomentar sua produção e vendas sem a necessidade de maiores investimentos. Assim, a margem de lucro de uma startup cresce de forma exponencial, ou seja, cresce muito e de forma rápida.

Se pensarmos na comparação errônea, que muitas vezes é feita entre as startups e pequenas empresas, essas últimas, ao contrário das startups, apresentam lucros baixos e que demoram para chegar, pois por mais tenham um pequeno porte e sejam reduzidas, requerem um investimento considerável logo de largada.

As startups estão sempre relacionadas com a tecnologia?

Isso não é verdade! A startup é aquela organização jovem com um modelo de negócios repetível e escalável. Essas empresas apresentam ideias inovadoras e que buscam solucionar algumas problema de alguma área em específico.

Também é comum vermos a associação das startups com a internet. A verdade é que essa ligação não é obrigatória ou necessária, as startups de hoje em dia estão diretamente ligadas à internet por ser mais barato e mais rentável, mas isso não significa que toda startup precisa estar na internet.

Outra informação importante sobre as empresas startups é a de que por volta de 80% dessas empresas tem entre seus fundadores um engenheiro, segundo a Startup Ecosystem Report.

Baixo custo

Como já mencionamos, as startups são escaláveis, ou seja, lucram e crescem exponencialmente. Então, é necessário investir alto?

A resposta é NÃO! As empresas startups se caracterizam pelo baixo custo de investimento e altos lucros em pouco tempo. Até parece mentira, mas, não é. Quando as startups dão certo, é isso que acontece.

Você já deve ter ouvido falar que a Apple nasceu nos fundos da garagem da casa de seus fundadores? Isso é verdade e, também, aconteceu com a Google, Microsoft e a Amazon.
Os fundadores dessas empresas tiveram boas ideias e conseguiram pessoas que pudessem financiá-los e hoje são grandes potências do mercado tecnológico.

Agora você entendeu o que é uma startup? Tem alguma ideia legal e acha que pode inovar em algum ramo de mercado tecnológico? Então, junte alguns amigos e crie uma startup!

Sem comentários
Poste um Comentário