fbpx

 

Siga a gente nas redes sociais!

Blog

O que é endereço fiscal e quais as vantagens?

Trabalhar com uma empresa que tenha endereço fiscal traz inúmeras vantagens. Para te ajudar a conhecer todas elas, preparamos um artigo que te explicará sobre o que é, qual a melhor forma de utilizar e como tirar proveito de um endereço fiscal.

Acompanhe a leitura!

O que é endereço fiscal?

Em termos de explicação, o endereço fiscal é o endereço que ficará registrada a atuação válida para o registro de uma determinada empresa. Não necessariamente este é o mesmo endereço onde ela está localizada ou onde gera a sua produção. Confuso? Explicaremos melhor.

Toda empresa, quando registra o início de seu funcionamento, precisa identificar um local físico. No entanto, nem todas as empresas possuem uma sede aberta, onde entram em contato com clientes.

Imagine uma empresa de vendas online. Efetivamente, para a certificação desta empresa, é preciso que ela identifique um endereço de trabalho. No entanto, ela não precisa ter uma “porta aberta” para atender os seus consumidores, principalmente por fazer comércio estritamente por meio da internet.

O endereço que ela registra, quando adquire seu CNPJ e a autorização para realizar transações legais, é chamado de endereço fiscal. Usando o nosso exemplo, esse endereço pode, tranquilamente, ser o da casa do empresário.

Essa é a diferença entre endereço fiscal e endereço comercial. Compreendido o que é endereço fiscal, fica mais fácil entender o segundo. O endereço comercial, nada mais é, que o endereço da loja, do comércio, da empresa, onde ela irá receber clientes e tratar com eles. Inclusive, eles podem ser o mesmo.

Agora ficou mais fácil, não é?

Quais as vantagens de ter um endereço fiscal?

Sabendo o que é um endereço fiscal – e tendo o seu – é possível que você alcance algumas boas vantagens. As principais são:

Seu negócio é considerado regularizado

Conforme dissemos durante a explicação do que é um endereço fiscal, para que você tenha uma empresa que opere dentro da legalidade, é necessário que você tenha um CNPJ. Para obtê-lo, necessariamente, você precisa indicar um endereço que constará nas bases das atividades comerciais.

Sendo assim, ter um endereço fiscal garante que você tem acesso à um CNPJ e, portanto, sua empresa é regulamentada. Além disso, você ainda consegue se cadastrar na Junta Comercial, podendo atender os seus clientes com maior garantia de honestidade.

Você reduz muitas burocracias

Para quem possui uma empresa, deve ter notado que fazer aluguel de imóveis comerciais é extremamente burocrático. Isso porque não são todos os imóveis que são disponibilizados para esse fim, o que exigiria ajustes. Já quando encontra algum destinado a isso, os valores de aluguel costumam ser onerosos e são necessárias algumas garantias ao locatário.

Quando você utiliza apenas um endereço fiscal, que pode ser alocado em sua própria residência, você se vê livre de muitas dessas burocracias. Pagando apenas uma taxa mensal, relativa ao funcionamento da empresa, você não precisa lidar com contratos, fiadores e alugueis altos.

Você diminui os custos de operação de sua empresa

Ainda relativo ao tópico anterior, toda a operação de uma empresa é baseada em lucros e gastos, certo? Quando você trabalha em um local alugado, que sofre incidências de aumento anual, você acaba tendo que converter esse custo para o valor do produto vendido, a fim de ter um caixa “saudável”.

No entanto, principalmente em empresas digitais e prestadoras de serviços, produtos com valor alto geram perdas para a concorrência. Sendo assim, quanto menores forem os seus custos, mais você pode se tornar competitivo no mercado.

Reduzindo os valores de operação básico, como o aluguel, você consegue tornar o seu produto e/ou serviço mais atraente aos olhos do público, o que gera maior compra e contratação. Sendo assim, ao operar apenas com o endereço fiscal, você consegue abranger mais mercado e, consequentemente, lucrar mais.

Possuir um endereço fiscal é interessante em termos de lucratividade e de regulamentação de sua empresa. Adquira um hoje mesmo, diminua seus custos e melhore a posição de seu empreendimento diante da concorrência.

Opções para aquisição do endereço fiscal

Atualmente, existem duas formas de fazer parte do Orion Parque onde a sua empresa pode adquirir o endereço fiscal. Uma delas é o programa Empresas Virtuais, onde o seu negócio se torna integrante do Centro de Inovação, adquirindo uma série de vantagens, inclusive o endereço fiscal. A outra é o OrionLab Virtual, onde você inscreve um projeto e, caso ele seja aprovado, você também poderá adquirir o endereço fiscal e ter o projeto integrado aos projetos de sucesso do Orion Parque.

Sem comentários
Poste um Comentário