fbpx

 

Siga a gente nas redes sociais!

Blog

Catarinenses conquistam títulos de Mestres Nacionais (MN) no Campeonato Brasileiro Amador em Lages

Realizado no Orion Parque Tecnológico, entre os dias 17 a 20 de outubro, o evento contemplou simultânea de xadrez, Curso de Arbitragem e realização de eventos, além de palestra com o presidente da CBX Darcy Lima.

Três catarinenses conquistaram títulos de Mestres Nacionais (MN) no Campeonato Brasileiro Amador – Regional Sul, realizado de 17 a 20 de outubro em Lages, no Orion Parque Tecnológico. Em paralelo ao torneio principal foi realizado o Congresso Sul-Brasileiro de Xadrez que contou com simultânea e palestra com o Grande Mestre (GM) presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Darcy Lima além de curso de arbitragem. A premiação total do evento foi de R$ 4,6 mil.

O torneio foi disputado nas categorias Sub 1600, 1800, 2000 e 2200 e concedeu aos campeões de cada categoria o título de Mestre Nacional (MN) e inscrição para o Campeonato Brasileiro Amador em 2020, premiação em dinheiro e troféus. Na categoria 1600 o campeão foi João Eduardo Orlandi Félix, da ACXF Fraiburgo com 5,5 pontos. Já na categoria até 1800 o campeão foi Yan Henrique Cordeiro, do Lages Xadrez Clube com cinco pontos. Na categoria até 2000 de rating, o campeão foi Manuel Sobrinho, de Timbó com 4,5 pontos. Entretanto, por já possuir o título de Mestre Nacional, o vice-campeão Ruan Lucas Alves Gonçalves da ACXF Fraiburgo poderá solicitar o título de MN. E, na categoria sub 2200 o vencedor foi Alexandro Brum Sosa, com 4,5 pontos que representou o Clube de Xadrez Pelotense.

Professor em Fraiburgo, Juliano Artemio Zonta enfatizou a conquista de seus dois alunos, João e Ruan que agora podem solicitar os títulos de Mestres Nacionais. “Essas conquistas representam uma emoção muito grande. Eu e minha esposa Thais assumimos oficialmente as aulas de Xadrez em Fraiburgo no ano de 2010 e enfrentamos muitos desafios. Nesse tempo formamos atletas que conquistaram títulos estaduais, nacionais e agora temos os primeiros Mestres Nacionais de xadrez, o João com somente 15 anos e o Ruan que é recordista de títulos no município. É um incentivo para todos os atletas para que continuem se dedicando, já que o xadrez é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento de crianças, jovens e até de adultos. O segredo desse sucesso é a união e apoio de famílias, pais, alunos, professores e patrocinadores. Vamos continuar nos dedicando e torcer para que logo avancem e conquistem títulos ainda maiores como de Mestres FIDE (MF)”, comemorou o Professor Juliano.

Lageano conquista o título de mestre nacional

Yan Henrique Cordeiro, 17 anos, é o novo Mestre Nacional de Lages. O enxadrista conquistou o título no último final de semana, durante a realização do Congresso Sul brasileiro de xadrez, evento que reuniu cerca de 130 pessoas e contemplou, entre os dias 17 e 20 de outubro, quatro atividades: a Palestra “Xadrez e suas Virtudes na sociedade”, a Simultânea contra o GM, ambas sob a responsabilidade do Grande Mestre Internacional Darcy Lima – que na noite de quinta-feira (17) falou aos presentes e ainda enfrentou 18 enxadristas de Lages, com escore perfeito, 18 vitórias.

Darcy é o atual Presidente da CBX – Confederação Brasileira de Xadrez e veio a Lages conferir de perto a principal atração do Congresso Sulbrasileiro de Xadrez, o Campeonato Brasileiro Amador – regional sul , competição específica para as categorias Sub 1600, Sub 1800, Sub 2000 e Sub 2200 de Rating FIDE. Darcy ficou impressionado com a estrutura do Orion Parque e do número de inscritos: “Com certeza um grande evento, num grande local. A sinergia entre o poder público e privado fez realizar um grande evento como esse. Fico muito feliz por isso”, analisou Darcy .

Com estes resultados, Lages passa a ter um novo Mestre Nacional, Yan Henrique Cordeiro, de 17 anos, campeão da Categoria Sub 1600, filho do técnico Marco Aurélio Zaror Cordeiro, que representa Lages há 10 anos e agora passa a ser titulado. “Estou muito feliz e orgulhoso em iniciar minha caminhada nas escolinhas de base de Lages e hoje possuir respeito junto a comunidade do xadrez”, analisa Yan, que lutou por mais de 15 horas de jogo entre sexta-feira e domingo. “Para Lages é um orgulho”, define a Presidente do Lages Xadrez Clube, Melissa Florêncio Rosa. Claiton Camargo, diretor-executivo do Orion Parque, comentou sobre a importância de trazer um evento como este para a cidade.  “É gratificante ver um fruto do esporte de Lages alcançar uma graduação nas instalações do nosso Parque Tecnológico”, disse.

Agora Lages possui três enxadristas com título de Mestre. Além de Marco e Yan, ambos Mestres Nacionais, Alfeu Junior Varela Bueno é o maior graduado na escala de Xadrez Internacional, pois é Mestre da Federação Internacional de Xadrez.

O Campeonato Brasileiro Amador Regional Sul foi uma realização do Lages Xadrez Clube, Orion Parque e CBX, com patrocínio da Klabin, NDD, Inovadora Sistemas e apoio da Prefeitura de Lages, através da Fundação Municipal dos Esportes e Secretaria de Educação, tendo como inscritos enxadristas de 17 cidades dos estados do PR,  SC e RS, que disputaram seis partidas de 3 horas cada, valendo pontos no Ranking Internacional, além de troféus, medalhas e vaga para o Brasileiro Amador 2020.

Confira a lista geral dos campeões e a pontuação de cada um:

Sub 1600 – Link Chess Resultshttps://bit.ly/2JarsbF 

  • João Orlandi Félix (Fraiburgo) – Campeão e Novo Mestre Nacional – 5,5 pontos
  • Angelo Ferreira (Florianópolis) –vice-campeão –  5 pontos
  • Wesley Machado (Ponta Grossa-PR) – 3° lugar – 5 pontos

 

Sub 1800 – Link Chess Results: https://bit.ly/2qzDHs3

  • Yan Henrique Cordeiro (Lages) – Campeão e Novo Mestre Nacional – 5 pontos
  • Renan Tramontini (Chapecó) –  Vice-Campeão – 5 pontos
  • Gabriel Fante (Chapecó) – 3º lugar – 4,5 pontos

 

Sub 2000 – Link Chess Results: https://bit.ly/2N0IUk3

  • Manuel Oliveira Sobrinho (Timbó) – Campeão e já possui Título de MN – 4,5 pontos
  • Ruan Lucas Alves (Fraiburgo) – Vice-Campeão e Novo Mestre Nacional – 3,5 pontos
  • Asafe Rodrigues (Pelotas-RS) – 3º lugar – 3, 5 pontos

 

Sub 2200 – Link Chess Results: https://bit.ly/2qxK0MK

  • Alexandro Sosa (Pelotas-RS) – Campeão e Mestre Nacional – 4,5 pontos
  • Luiz Henrique Bugança ( Florianópolis) – Vice-Campeão – 4,5 pontos
  • Pablo Acosta (Curitiba) 3º lugar – 3 pontos

 

Texto e informações: Liziane Nathália Vicenzi – Jornalista MTB 0006142/SC – Assessoria de Imprensa FCX, Marco Cordeiro (LXC) e assessoria de comunicação Orion Parque

Fotos: Lages Xadrez Clube e Orion Parque

Sem comentários
Poste um Comentário