fbpx

 

Siga a gente nas redes sociais!

Blog

Segunda edição do Startup Weekend Lages tem inscrições abertas

Depois do sucesso de 2019, a segunda edição do maior evento de empreendedorismo do mundo acontece em Lages entre os dias 13 e 15 de março de 2020; as inscrições estão abertas.

O Startup Weekend Lages será uma maratona de empreendedorismo e inovação de 54 horas nos dias 13, 14 e 15 de março no Orion Parque Tecnológico. No evento, os participantes são desafiados a transformar uma ideia de negócio em uma startup durante um final de semana.

A proposta é que em apenas 54 horas o participante experiencie os altos e baixos, a diversão e as pressões presentes na vida de uma startup. Ao aprender como criar uma empresa real, os startupeiros terão contato com mentores, que estão prontos para ajudá-lo a começar a tirar a empresa do papel. 

Evento global acontece em Lages; edição 2019 teve recorde de ideias

O Startup Weekend é uma iniciativa da aceleradora americana Techstars, realizado a nível global. É o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 500 cidades em todos os continentes. Toda a organização do evento é feita por voluntários locais. Ao longo dos anos, foram cerca de 3 mil edições e mais de 200 mil pessoas impactadas em todo mundo.

Com recorde nacional de ideias apresentadas em um único evento, o SW Lages 2019 contou com a participação de profissionais experientes em áreas como desenvolvimento, design gráfico e de negócios. De vários cantos do país, os mentores, que atuam em empresas como Google e Youse e fazem parte de ecossistemas de inovação já consolidados no estado, como Florianópolis, São José e Chapecó, vieram à Lages compartilhar seu conhecimento com os cerca de 120 participantes.

Raiane Macedo, especialista em gestão de projetos, é a coordenadora desta primeira edição de 2020. Para ela, a expectativa para essa edição é manter o foco naquilo que o evento se propõe, mas também pensando numa interpretação mais ampla do que é empreender. “Trabalhamos com foco em mostrar à comunidade que toda ideia pode ser uma boa ideia, desde que seja tirada do papel ou da cabeça do idealizador e executada.  Nós acreditamos que todos podem empreender e que, para isso, são necessárias uma ideia e muita ação. Empreender não é apenas abrir empresa. É resolver problemas, e isso todos podemos fazer”, assegurou. 

Nos Startup Weekend, as equipes contam com o auxílio de mentores de diversas partes do Brasil para tirar as ideias do plano das ideias e colocá-las em operação. “Todos os mentores são empreendedores natos. Alguns empreendem em seus próprios negócios e outros atuam em empresas privadas, no meio acadêmico e até no serviço público. O mais importante é que todos tem uma experiência incrível nas suas áreas de atuação, como tecnologia em nuvem, vendas, finanças, UX ou design. O mais importante é que todos tem um ponto em comum: trabalham com a inovação constantemente”, garantiu.

A segunda edição do Startup Weekend Lages acontece entre os dias 13, 14 e 15 de março, no Orion Parque Tecnológico. Informações sobre o evento, inscrições e todos os detalhes podem ser conferidos no link: http://swlages.com.

ZERO TO HERO! Como funciona o Startup Weekend?

O principal objetivo do Startup Weekend é formar empreendedores, demonstrando para os participantes como de forma rápida e simples é possível ter qualquer ideia de negócio, ou projeto e tirar do papel do zero, sem procrastinação e com muita ação.

1º Dia – ZERO

Os participantes chegam com apenas uma ideia de alguma coisa que pode vir a se tornar um negócio, essa ideia não pode ser nada além de uma ideia, não pode ser um projeto já criado ou algo já desenvolvido! Eles vão ter 1 minuto para apresentar o potencial dessa ideia para os outros participantes. Os participantes então votam nas ideias que mais gostaram e formam-se os times de fundadores.

2º Dia – TO

Este é o momento mais desafiador do evento, onde os times terão que provar que essa ideia de negócio tem potencial para criar uma empresa inovadora e com potencial de escala. Mas eles não estarão sozinhos: um time de mentores (empresários, diretores de empresas, profissionais experientes nas mais diversas áreas) estarão ajudando a criar o modelo de negócio da sua futura startup.

3º Dia – HERO

Esse é o momento decisivo! A galera realiza os últimos ajustes em suas startups e as prepara para sua primeira prova de fogo: O pitch! Uma apresentação de 3 a 5 minutos para investidores e empresários.  As três melhores ideias recebem a premiação e quem sabe chame a atenção de investidores e venha a ser o mais novo negócio da cidade, feito em apenas: 54 horas!

Diferenciais do evento: Por que participar agora?

  • Você vai aprender a criar um negócio na prática;
  • Esse não é um evento motivacional com palestras. É aprender fazendo!
  • Possibilidade de ver na prática as metodologias ágeis de inovação e gestão como o Lean Startup, Design Sprint e Design Thinking;
  • Ter contato com um time de empreendedores e profissionais de alta performance que dificilmente você conheceria em outro lugar;
  • Nenhum outro curso ou treinamento vai te preparar melhor, para executar qualquer um dos seus projetos, do que o Startup Weekend;
  • Networking é sempre bacana, mas no #swlages você vai ter a chance de conhecer pessoas com uma baita experiência e que estarão disponíveis pra te ajudar a tirar sua ideia do papel;
  • Empreender não é fácil! Nenhum livro ou curso te ensina a ouvir que seu cliente não vai comprar o seu produto. No Startup Weekend você aprende isso na prática, mas conta uma equipe fantástica que auxilia à contornar essas barreiras e persistir!
  • Participar de Startup Weekend te tira da sua zona de conforto habitual e te mostra que é possível sim, fazer muito além do que estamos acostumados. Afinal, você cria uma startup em um final de semana. O SW não só abre portas. Ele ensina a dar valor para as que já estão abertas e ajuda a encontrar chaves para as que ainda trancadas!

Inscreva-se também através do QR Code:

Sem comentários
Poste um Comentário