fbpx

 

Siga a gente nas redes sociais!

Blog

Meetup Startup SC: Palestrantes dão dicas sobre vendas e sucesso com o cliente

O Orion Parque Tecnológico sediou o 35º Meetup Startup SC, que teve como objetivo conectar e inspirar empreendedores. O projeto Startup SC do Sebrae Santa Catarina, em parceria com o Orion, trouxe dois palestrantes, Théo Orosco e Roberta Silva que deram dicas sobre vendas e sucesso com o cliente. O Meetup aconteceu na noite de quarta-feira (12/02).

O evento, inédito em Lages, foi direcionado para que tem uma startup, busca interesse para começar uma ou pretende desenvolver um novo negócio. A primeira palestra da noite foi com a fundadora da ‘Consultoria de Sucesso’ e especialista em Customer Sucess, Roberta Silva, com o tema “Customer Success, a cultura do sucesso”, e ela destacou qual o princípio básico para ter esse sucesso. 

Para Roberta, é preciso entender o mercado e saber se o produto ou serviço resolve o problema do cliente. “É muito uma questão de entender o que o seu mercado, produto e serviço, realmente resolvem para o seu público e ver se o cliente está alcançando resolução quando usa, senão o vendedor acaba vendendo ‘areia no deserto e o cara precisando de água’, mas é tão bom vendedor que acaba vendendo. Mas, e a consequência disso? Porque você não vai conseguir sustentar uma empresa agindo desse jeito”, comentou ela.

“Você não conseguirá ter um fluxo de caixa, não conseguirá ter clientes falando bem de você e resultado do seu produto. Hoje nós estamos vivendo a era da ‘recorrência”, então, todo mês se tem um grande número de clientes saindo porque não tiveram o resultado alcançado, usando o produto e serviço. Hoje nós somos consumidores exigentes que não pagam mais pelo produto e serviço, mas, sim, pela experiência que teremos com ele. Sendo assim, o Custumer Sucess vem para casar o sucesso para os dois lados”, completou.

Depois foi a vez do Cofundador e CEO a Exac Sales, Théo Orosco, dividir com os participantes o que aprendeu durante o processo de empreender, na palestra “de 0 a 17 milhões em 42 meses: A Jornada de Crescimento da Exact Sales”.

De acordo com Orosco, é preciso entender o que realmente é uma venda. “Pra mim o primeiro passo das vendas é entender que venda não é convencer alguém de alguma coisa, necessariamente. É entender se aquela pessoa precisa daquilo para crescer, entender se ela está no momento dela comprar aquilo que se vai oferecer, antes de sair oferecendo para ela. Então, pra mim, nas vendas as perguntas são muito mais importantes do que as respostas”, explicou.

Ainda falando sobre sua jornada de crescimento, o palestrante ressaltou a importância do aprender a vender. “No Brasil se criou uma coisa de que startup virou moda, e todo mundo sai fazendo sem entender o cliente. É preciso entender que a ideia tem que se concentrar no usuário e não naquilo que eu acho legal, ou que eu queria ter uma startup e achei uma ideia genial. Tem que partir de uma vivência do dia a dia e eu preciso confirmar essa vivência do dia a dia. Então eu tenho que vender para aprender a vender”, revelou Orosco. “Aquilo que eu acho que está correto, realmente está correto? Então eu vou implementar e descobrir se eu descarto ou eu adapto e na maioria das vezes é preciso fazer adaptações nas ideias de venda e eu nunca vou descobrir isso se eu não começar pela venda”, finalizou.

O evento é patrocinado por: AILOS, AMBEV, DOT Digital Group, Compufour, Involves, PagueVeloz, Paradigma Business Solutions, Senior Sistemas, Silva Santana & Teston, Softplan e 49 Educação.

O que o Sebrae tem de novidade para 2020

O gestor do programa Startup.SC, do Sebrae SC, Alexandre Souza, destacou algumas ações para este ano, sendo que duas já começaram em Lages. “A primeira delas é o programa Galápagos, o qual tem uma parceria com o Darwin Startups para rodar o Galápagos em várias cidades de Santa Catarina. Começamos em Lages e em Criciúma. E agora nós damos início a uma série de eventos”, explicou. “Começando com o Meetup Startup SC, que, este ano, nós estamos fazendo em Lages pela primeira vez, no Orion Parque. A intenção é fazer as ações dentro dos Centros de Inovação”, completou.

Além do Meetup, que aconteceu em Lages, acontecerá, também, o Startup Weekend que será em março. “São 32 edições do Startup Weekend, em 22 cidades”, ressaltou Alexandre. “O programa de capacitação, que é o nosso principal produto com as inscrições abertas, já chegando em 200 projetos aplicados. Nós vamos selecionar 50 startups para iniciar o programa em março. É um programa de oito meses e a expectativa está bem positiva”. E, 2020 também traz o carro chefe do projeto: Startup Summit. “Um evento para cinco mil participantes nos dias 20 e 21 de agosto. A ideia é, realmente, impactar mais de dez mil pessoas neste ano com as ações do projeto. Meetup, programa de capacitação, Galápagos, Programa Nascer, ou seja, são muitas iniciativas para elevar cada vez mais o patamar de Santa Catarina no cenário da inovação”, concluiu Alexandre.

Sem comentários
Poste um Comentário