fbpx

 

Siga a gente nas redes sociais!

Blog

Startup Weekend Lages 2020-1 dá a largada na série de eventos do estado

Energia, motivação, validação e muito espírito de equipe. Essas são as premissas do Startup Weekend, maior evento mundial de criação de startups. O Startup Weekend já foi realizado em mais de 700 cidades de 150 países, impactando mais de 193 mil pessoas.

O Startup Weekend é um evento que dura 54 horas ao longo de um fim de semana onde empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups. É o maior conjunto de eventos de startups do mundo. Em Lages, a segunda edição do evento ocorreu neste fim de semana.

São 80 participantes nesta edição que, apesar da situação do coronavírus no Brasil, foi realizado normalmente, já que ainda não há casos positivos da doença em Lages.

Para Raiane Macedo, que fez parte da equipe organizadora desta edição, o balanço do evento – apesar de um pouco menor que a de 2019 -, é super positivo.

“Limitamos a quantidade de participantes e acabou tendo uma conversão menor, por conta da crise com o novo coronavírus. Mas foi bem positivo, porque trabalhamos algumas ações, para precaução de todos. Não sabemos ainda se a mesma equipe vai ficar para organizar o próximo, mas a grande maioria continua. O nível dos pitches finais foi superior ao de 2019, mas as ideias ficaram no mesmo nível. Os jurados fizeram perguntas a nível de negócio, realmente”, afirmou  

Apresentação de ideias

Na primeira parte do evento, na noite de sexta-feira (13), foram elencadas as ideias de startups dos participantes. Doze delas foram votadas e escolhidas e pelas 12 equipes, que até domingo trabalharam, cada uma delas, para buscar a solução de um problema, validação dele, solução e validação de uma solução, e apresentação de um pitch para jurados – já no final da tarde do último dia do evento.

Como funciona o Startup Weekend

Tudo começa na noite de sexta-feira, com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem a seus times. As mais bem votadas são escolhidas. Durante o sábado e o domingo, os times se focam em encontrar um modelo de negócios e criar um produto viável mínimo, utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes. Durante a maior parte do tempo haverá mentores convidados à disposição dos participantes. No domingo, os times apresentam o que construíram e recebem feedbacks valiosos de jurados experts, incluindo modelo de negócios, execução e design, validação e startup. Os melhores são premiados!

Vencedores

A segunda edição do Startup Weekend Lages premiou a startup MorePeace, que promete uma solução para evitar situações de criança perdidas, graças a um dispositivo que se comunica, através da tecnologia Bluetooth, com a pulseira dos pais ou responsáveis.

Em segundo lugar ficou a TotoyPets, empresa que promete facilitar a conexão entre quem precisa de cuidadores temporários para acomodação de pets, no caso de viagens, e pessoas que podem disponibilizar tempo para o serviço.

A startup Nosso Rolê, que promete ser um portal para divulgação de atividades, shows e eventos regionais, facilitando a divulgação local das ações, ficou em terceiro lugar.

Já menção honrosa dos mentores foi para a Adventure Life, startup que promete agilizar a marcação de atividades de campismo, conectando usuários e proprietários de espaços do gênero.

Como prêmio, as primeiras colocadas recebem acesso a serviços para as startups, como

  • Descontos em sala compartilhada no Orion Parque
  • Curso de Líder Coach, no Senac
  • Serviços da Platon – Tecnologia na Nuvem
  • Execução do método Explodindo a sua Bolha, da Bubblez

Em Lages, a segunda edição do ano está prevista para os dias 13, 14 e 15 de novembro.  

Vídeo Startup weekend Lages 2020-1
Sem comentários
Poste um Comentário