fbpx

 

Siga a gente nas redes sociais!

Blog

Aceleração de Projetos Sociais do Orion Parque capacita gestores e inovadores de impacto social

Com a crise econômica da COVID-19, a população busca alternativas para manter sua sustentabilidade financeira. Pensando em auxiliar os projetos sociais que também foram fortemente impactados pela pandemia do novo coronavírus, o Orion Parque Tecnológico está com inscrições abertas para o Programa de Aceleração para Projetos Sociais – curso destinado a ideias e projetos da comunidade que buscam sustentabilidade financeira e possam colaborar para a reestruturação econômica da região.

A iniciativa faz parte do programa de apoio e reestruturação de pequenos negócios locais para retomada econômica e mitigação dos efeitos da crise causada pela COVID-19, em parceria com a Prefeitura de Lages e Orion Parque Tecnológico. A participação no programa é gratuita.

A live de apresentação da Saiph, nome da Aceleradora de Projetos Sociais do Orion Parque e também uma das estrelas da Constelação de Orion, será dia 20/05, a partir das 19h, no Facebook do Orion Parque. Participam da Live Raul Capistrano, líder de Programas e Ações do Orion, além de Everton Waltrick, Thayne Garcia e Pedro Ceron.

A Aceleração de Projetos Sociais é um programa que dá suporte aos projetos sociais da região, instigando-os a pensar fora da sua zona de conforto, buscando sustentabilidade no período pós-COVID-19. O Programa de aceleração acontecerá durante um período de até quatro meses, mas não tem uma data de conclusão definitiva, pois sua metodologia é adaptada conforme as necessidades e dificuldades encontradas ao longo do percurso pelas iniciativas aceleradas.

São considerados projetos sociais todos aqueles que tenham como base ajudar a comunidade, ou ajudar um tipo de pessoa, ou setores, que estão em vulnerabilidade, ou que não estão assistidas de forma ideal pelo poder público.

Os encontros serão realizados uma vez na semana, por meio de webinars dentro do canal do Orion Parque no Youtube. Serão seminários online com duração de no máximo duas horas. Além dos conteúdos passados, haverá um momento para discussão e troca de experiências onde os participantes poderão sanar suas dúvidas e levantar questionamentos.

Para estimular o pensamento no futuro dos Projetos, e sua viabilidade, a Aceleração de Projetos Sociais trabalhará temas como Gestão de Projetos, Inovação Social e Negócios de Impacto, além de Estratégia e Marketing, para uso de recursos digitais e mídias sociais. O objetivo é ampliar o campo de visão para a consolidação do projeto, gerenciando-o de maneira assertiva e utilizando recursos atuais para atingir os públicos desejados da melhor forma possível.

Os temas serão ministrados por uma cadeia de mentores, com experiência e qualificação nas áreas, figuras de destaque no meio empreendedor e de inovação atuantes em organizações nacionais e internacionais, nas áreas de projetos de impacto, gestão de relacionamento e comportamento, além de desenvolvimento e inovação.

Quem pode participar

Poderão participar projetos sociais e ideias criadas para atender às necessidades específicas da comunidade, como projetos de refeição para famílias necessitadas,  projetos para incentivo de esportes para crianças e adolescentes, projetos culturais para valorização da história local, projetos para ensino de música e dança, projetos com finalidades socioambientais e demais projetos voltados para a comunidade.

Para participar do Programa de Aceleração de Projetos Sociais não é necessário ter o projeto escrito e já estruturado. Os participantes poderão trazer apenas as suas ideias e os mentores ajudarão, ao longo do percurso, a estruturá-las como um projeto social.

Instituições, gestores de pequenos projetos, mobilizadores e articuladores de iniciativas sociais são exemplos de perfis para o curso de Aceleração de Projetos Sociais.

“São pessoas que trabalham sozinhas, muitas vezes. Não sabem como constituir empresas, ou uma empresa específica para projetos sociais. Não sabe fazer uma prestação de contas, gerenciar patrocínio. O perfil de gestores de projetos sociais é um perfil bem genérico. Podemos dar vários exemplos, como o de garotas do IFSC aqui de Lages, que fazem o trabalho de valorização de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, com publicações nas redes sociais da história de vida de catadores de lixo reciclável, que fazem ações em asilos, que tenham mini-projetos, que tenham ideias. O importante é a vontade de participar, para que se aprenda o básico e consigam abrir um negócio de impacto”, comentou Raul Capistrano, líder da iniciativa.

Com a conclusão do período de participação no Programa de Aceleração, os participantes terão mais acesso aos editais divulgados pelo Orion e os projetos estarão estruturados para entrar nos editais de incubação do Centro de Inovação, podendo ser transformados em negócios. 

Quem tiver interesse em participar do Programa de Aceleração pode acessar o link: plid.in/orionaceleracao, ou acessar o link na biografia do perfil do Orion Parque no Instagram, onde será encaminhado para o formulário de inscrição, que deve ser preenchido para o fornecimento de informações básicas sobre o projeto/ideia e contatos. Após realizado o cadastro, a equipe do Orion Parque entrará em contato para efetivação da inscrição.

Para mais informações, entre em contato com o Orion Parque pelo telefone: (49) 3099-9408 (Whatsapp) ou redes sociais.

Com informações: Karoline Kitabayashi (karoline@orionparque.com)

Assessoria de comunicação Orion Parque

Sem comentários
Poste um Comentário