Orion Parque

Inclusão Digital da Melhor Idade lança apostila de conteúdos

Objetivo da iniciativa é permitir acesso a diferentes conteúdos para público que busca se incluir digitalmente; por conta da pandemia, aulas precisaram ser suspensas. Série de lives contará um pouco da experiência didática

\"\"

O programa de Inclusão Digital da Melhor Idade do Orion Parque, que favorece o protagonismo do público sênior a usar smartphones e recursos de informática, recomeça suas ações depois da pandemia. A iniciativa traz agora apostilas de conteúdos de informática, que serão disponibilizados no intuito de favorecer a disseminação de conhecimento. 

Além do material, nas redes sociais do Orion Parque serão realizadas sequências de lives, durante o mês de julho, apresentando um pouco da experiência de quem teve o desafio de incluir a melhor idade na tecnologia.   

\"\"

Na opinião de Jean Carlos Tigre, bolsista do setor de Programas e Ações do Orion Parque, um dos responsáveis pelas aulas da Inclusão e acadêmico de Ciências da Computação (IFSC), as aulas tiveram que ser suspensas, temporariamente, já que o público da Inclusão faz parte de um dos grupos de risco da covid-19. 

“As aulas da inclusão digital era feitas presencialmente, sempre tendo aulas práticas e com bastante dinâmica, mas por conta da pandemia e do isolamento fomos obrigados a parar com as nossas atividades presenciais. Começamos a pensar em algo digital. Como sabemos, uma grande maioria das pessoas da melhor idade ainda tem dificuldades de usar o seu telefone ou computador, então resolvemos criar uma apostila, que vai ser de fácil acesso e entendimento, para mostrar tudo o que falamos nas aulas e disponibilizando para a população, para ajudar e facilitar a sua entrada no mundo digital”, comentou Tigre, que também participa do Cocreation Serra, outra iniciativa realizada no Orion Parque. 

Em 2017, ano em que foi criado o Curso de Inclusão para a Melhor Idade, o número de idosos acima de 60 anos a acessar a internet cresceu 31,1% frente aos 24,7% do ano de 2016. A porcentagem de idosos que não utilizam a internet é pequena e a missão do Curso, além de possibilitar essa conexão, é incentivar o uso da tecnologia de forma correta e segura.

O Curso de Inclusão Digital para a Melhor Idade é sobretudo uma forma de prevenir problemas de saúde que se agravam com a situação de grande parte da população idosa, como a depressão e a baixa autoestima. As atividades são desenvolvidas ao longo das aulas, que duram até quatro meses, estimulando a memória, a percepção visual, processamento de informações e a atenção, que são naturalmente reduzidos com o passar do tempo. Em 2020, as duas turmas previstas, com cerca de 30 alunos cada, que estavam planejadas para acontecer ao longo do ano, tiveram que suspensas por conta da pandemia.   

\"\"

Para Jean, o grande objetivo das apostilas é facilitar o contato entre os participantes e aumentar o aprendizado de quem ainda tem medo de usar os recursos da informática para as facilidades e necessidades do dia-a-dia. 

“Com o avanço da tecnologia, tudo vem se aprimorando e com isso vários serviços essenciais estão se tornando digitais. Alguns exemplos como o agendamento no Detran para ver a sua documentação do carro, como também o auxílio emergencial, que é feito totalmente online. Todos esses avanços acabam atrasando e atrapalhando algumas pessoas, que pode acabar se tornando difícil acompanhar. O intuito das apostilas é fornecer uma ajuda prévia, tentando passar da mesma forma de ensinamento como se estivéssemos em aula, dando uma oportunidade para aprender da mesma maneira”, ressaltou. 

Baixe aqui a primeira edição da apostila de inclusão digital

https://plid.in/apostilainclusao

Confira o calendário das lives: 

Sempre nas quarta-feiras de julho, às 15h, no LinkedIn e Facebook Orion Parque

  • Dia 07/07 – Lançamento da apostila de inclusão
  • Dia 14/07 – Lições do voluntariado
  • Dia 21/07 – Antes e depois: O que a Inclusão Digital mudou na minha vida?
  • Dia 28/07 – Impactos do isolamento social para a melhor idade

Deixe um comentário