Ecossistema
INOVAÇÃO
Inovar é encontrar soluções para pequenos ou grandes problemas. Inovar não é necessariamente ter uma ideia de milhões de dólares, é encontrar novas maneiras de fazer algo que já está sendo feito. Queremos transformar o nosso melhor em algo melhor ainda!
Tríplice Hélice da Inovação
Parte significativa das parcerias importantes para o Centro de Inovação, são desenvolvidas pelo Conselho de Administração do Instituto Orion, tendo como base a Tríplice Hélice da Inovação (Universidade, Governo e Setor Empresarial).
Universidade
Pela primeira hélice, a Acadêmica, é importante contar com a proximidade, sobretudo, das universidades e escolas técnicas. Espera-se que eles sejam os principais provedores de novos empreendedores, novos projetos e de profissionais capacitados para atuar nas empresas nascentes.
Governo
A hélice do Governo deve servir como “orquestradora” e grande apoiadora não apenas do Centro, mas da sua missão, que envolve o desenvolvimento de todo o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação. Isso pode incluir financiamento de programas e apoio institucional de diversas formas, como cessão de colaboradores, entre outras coisas.
Empresa
Por fim, a hélice Empresarial pode oferecer mentores, padrinhos, patrocínio de espaços e programas, além de investimento de risco, capacitação, apoio em gestão e assim por diante.
Associação Catarinense de Tecnologia
Desde 2014, o Governo estadual vem direcionando esforços para um projeto estruturante de construção ou implantação de Centros de Inovação nas diferentes regiões do seu território: a Rede de Centros de Inovação de Santa Catarina.
Na primeira fase, 13 cidades (e suas microrregiões) foram designadas segundo critérios técnicos ligados à maturidade do ecossistema de inovação para receberem os prédios que iriam acomodar os Centros. Atualmente a Rede conta com 15 cidades que estão operando ou finalizando a construção dos seus Centros.
A partir de julho de 2021, a Rede Catarinense de Centros de Inovação integra o consórcio European Network of Research and Innovation Centres and Hubs, que opera no Brasil como ENRICH in LAC. A Rede passa a contar com cursos, conexões, intercâmbios e acesso direto a hubs de inovação da Europa e da América Latina, além de participar de diversas outras ações.
Pacto pela Inovação
O Pacto é um movimento de entidades que promovem ciência, tecnologia, inovação, empreendedorismo e educação no estado e que querem fazer de Santa Catarina o estado do conhecimento e da inovação. Veja o quanto já foi atingido:
0
Entidades
Pactuadas
Pactuadas
0
Ações
Pactuadas
Pactuadas
0
Ações concluídas ou
em operação
em operação
0
R$ Milhões
investidos
investidos
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) está presente em todas as regiões do estado, sendo parceiros das entidades que promovem e representam o setor de tecnologia em Santa Catarina, fortalecendo um movimento que só cresce e gera novos negócios e empregos. Hoje são 10 Polos Regionais que buscam contribuir com o fomento e desenvolvimento do ecossistema de inovação de Santa Catarina. Nosso principal objetivo é fortalecer e integrar todas as regiões do estado.
Dados do TechReport indicam que a Serra Catarinense conta com 2,7% do total de empresas e 3,1% do faturamento do setor de tecnologia de SC. Segundo dados do Observatório ACATE, isso representa 333 empresas, que geram mais de 3 mil empregos e um faturamento anual estimado em R$ 500 milhões.
Os benefícios da ACATE podem ser contratados por todas empresas do estado vinculadas aos Polos. Uma das vantagens é o programa Verticais de Negócios, constituído por clusters de empresas de tecnologia associadas à ACATE que atuam em um mesmo segmento de mercado. O modelo estimula os empreendedores a se conhecerem, trocarem experiências e buscarem o desenvolvimento e oportunidades de negócios em conjunto.
Movimentos Apoiados
Saiba mais sobre alguns dos movimentos empreendedores aos quais o Orion Parque apoia!
O Techstars Startup Weekend é um evento de 54 horas criado para educação experiencial a empreendedores de todo perfil. Começando com os pitches iniciais na sexta-feira, o evento segue com a formulação de ideias, desenvolvimento dum modelo de negócio, e a criação dum protótipo básico, culminando em apresentações finais na noite do domingo.
Você sabe o que é uma comunidade de startups? Lages está criando uma, chamada Pixurum, que pretende ser mais um ator no desenvolvimento do pensamento inovador da região. A proposta é desenvolver uma comunidade de startups, ambiente colaborativo e de troca de experiências que tem por finalidade enriquecer o crescimento desse tipo de empresa. Entre no grupo aberto do WhatsApp e faça parte você também!