fbpx

 

Siga a gente nas redes sociais!

Blog

Você sabe o que é uma startup?

Termo muito utilizado atualmente por pessoas ligadas ao empreendedorismo e inovação, startup é uma empresa que está iniciando no mercado de trabalho. Ela é uma empresa de pequeno porte que, de acordo com o empreendedor do Vale do Silício, Eric Ries, a define como “uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza. ”

Então, podemos destacar que a startup foi pensada para desenvolver soluções a partir de problemas detectados no cotidiano. A empresa só deixa de se enquadrar nesta categoria, quando começa a receber fonte de renda suficiente para bancar o produto/serviço, pois, como podemos observar, o empreendimento deste formato se concebe mais como um experimento do que algo fixo/estável.

De forma resumida, confira algumas características da startup:

-Empresa relativamente nova;
-Possui um produto ou modelo de negócio inovador;
-Vive dentro de um ambiente de incertezas;
-São, geralmente, ligadas à tecnologia.

Empresas que começaram como startups:

Netflix – No início, investidores viam a startup como um projeto insano, hoje a empresa vale bilhões, é referência no mundo inteiro e revolucionou a forma que as pessoas veem televisão.

Google – O maior site da web, a maior empresa de tecnologia. O tamanho e onipresença do Google são tão incríveis que é difícil de imaginar que ele começou como uma startup. E, aliás, a partir de uma ideia que parecia longe de ser inovadora: um sistema de busca, quando já haviam dezenas na internet.

Uber – A companhia americana, que criou um aplicativo para conectar motoristas a passageiros e virou febre mundial, vai levantar uma nova rodada de financiamento que poderá elevar o valor da startup para US$ 50 bilhões (R$ 150 bilhões).

Fonte: O Globo, Blog Conta Azul, Revista Exame, Livro: Guia da Startup e Sobre Administração

Sem comentários
Poste um Comentário