Alunos do IFSC – Câmpus Lages terão três dias para montar ideia inovadora, elaborar plano de negócio e apresentar proposta para avaliadores do mercado de trabalho
Você já pensou em criar uma ideia de negócio, construir um modelo de atividade e apresentar a oportunidade para uma banca de avaliadores com experiência no mercado – tudo isso em menos de 36 horas?
Essa é a proposta do REUNI Experience, imersão colaborativa que tem objetivo de resgatar e promover o empreendedorismo universitário de forma abrangente, utilizando o ambiente estudantil como ponte e estrutura para o desenvolvimento e fomento de potenciais ideias e/ou projetos oriundos da academia, sejam estes diretamente das ações curriculares, de sala de aula ou do envolvimento com a comunidade externa a qual ela está inserida.
A quinta edição do REUNI Experience ocorre entre os dias 17 e 19 de maio, no Órion Parque Tecnológico, e reunirá os estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Processos Químicos e Engenharia Mecânica do IFSC – Câmpus Lages. São esperados mais de 100 alunos para elaboração de projetos em três áreas estratégicas:
• Economia Criativa;
• Inovação Urbana e Rural para a Região Serrana;
• Novos negócios.
Em paralelo com as atividades de ideação e construção do modelo de negócio acontece o Reuni Game, uma gincana com o intuito de estimular o espirito de equipe e a criatividade dos participantes. Ao final do evento acontece duas premiações: uma para o melhor projeto e outra para a equipe ganhadora do Reuni Game. Tudo isso com a finalidade de simular o cenário de um empreendedor no dia-a-dia da execução do seu projeto.
Na imersão do Reuni Experience os alunos recebem treinamentos para tirar suas ideias do papel e tem a oportunidade de “pôr a mão na massa” durante o processo, recebendo mentorias de professores, consultores, e empreendedores da comunidade. As empresas residentes do Órion Parque terão um papel central nessa dinâmica.
Desde 2016, o Reuni Experience já envolveu mais de 300 pessoas da academia. Ao todo cinquenta projetos já foram apresentados para a comunidade. A expectativa para essa edição é que cerca de 25 projetos sejam apresentados aos avaliadores.
Na tarde de sábado (19/05), será a oportunidade de recompensar as ideias desenvolvidas pelos estudantes. Para isso, o Órion Parque Tecnológico convida professores, empreendedores e profissionais com experiência de mercado para avaliar os projetos desenvolvidos pelos alunos. A avaliação será feita de forma independente e anônima, através do site do projeto Reuni (portal.projetoreuni.com.br).
Ideia vinda do Reuni foi premiada com recurso do Sinapse
Ser criativo é a chave para ter boas ideias, mas tocar para frente as propostas elaboradas no REUNI Experience é um desafio que os estudantes-empreendedores precisam enfrentar com sabedoria. A continuidade, o melhoramento e a articulação em equipe são chaves para um bom resultado. Prova disso é o projeto Reconsidere, elaborado na edição de 2015 do REUNI Experience, na Uniplac.
O negócio idealizado sugere a gestão sustentável de resíduos sólidos pela reengenharia do processo de reciclagem, adicionando consultoria e prestação de contas com um inovador modelo de coleta, trazendo benefícios aos envolvidos: cidadãos, empresas, indústrias e municípios. A proposta é o desenvolvimento de aplicativo móvel que forneça o agendamento de coletas em domicilio e empresas sem a necessidade de contato pessoal, com a garantia de que o material sempre será coletado. A logística de transporte é baseada em análise de dados e a coleta dos resíduos será realizada sob demanda.
Raul Capistrano, egresso de Sistemas de Informação da Uniplac e idealizador da iniciativa, participou de três REUNIs e diz que o projeto ajudou muito a desenvolver a ideia que tinha. “O REUNI me estimulou a empreender, seja com a assessoria prestada pela equipe, no projeto que fiz, seja na competitividade. O projeto estimula muito o trabalho em grupo, e com isso só crescemos. O processo de criação da ideia é muito interessante”, disse.
Premiado na sexta edição catarinense do Sinapse da Inovação – programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que oferece recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso -, o Reconsidere receberá R$ 60 mil da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), ao logo de um ano, para tirar a ideia do papel.
Além do Reconsidere, outras nove das 11 ideias da região serrana, vencedoras do Sinapse, serão residentes do Órion Parque Tecnológico, recebendo mentorias e assessorias dos parceiros do nosso ecossistema de inovação.
Na quinta-feira (17/05), os painéis e capacitações para os estudantes são abertos ao público. Participe!
O Reuni Experience IFSC – Câmpus Lages 2018 tem patrocínio ouro de Inovadora Sistemas e NDD.
Confira a programação
Quinta-feira (17/05)
09h30 – Boas Vindas
09h40 – Demandas da Indústria – Guilherme Letti (Escritório de Projetos FIESC)
10h40 – Demandas do Município – Gil Pletsch (Prefeitura de Lages)
13h30 – Empreendedorismo Jovem – Thiago Mazuhy Andrade (Coordenador Acil Jovem)
14h00 – Painel Empreendedorismo – Empresas residentes do Órion Parque (Melhore, Pittfall, Platon, Salvo, Scienco, Softecsul, Sul Florestas, Reconsidere, Elo Gestão, Ilergic)
15h00 – Economia Criativa – Pedro Ceron
15h30 – Lean Startup – Hemerson Schenato
16h30 – Economia Criativa – Pedro Ceron
17h15 – Lean Startup – Hemerson Schenato
19h00 – Abertura Oficial
19h15 – Como funciona o Reuni Experience – Claiton Camargo de Souza
19h45 – Oficina SWOT – CANVAS – PITCH – Athos Branco
20h30 – Definição dos times
20h45 – Início da Ideação
22h00 – Encerramento
Sexta-feira (18/05)
09h00 – Ideação e Montagem do Modelo de Negócios
14h00 – Estruturação do Modelo de Negócio
19h00 – Elaboração do Pitch
Sábado (19/05)
09h00 – Início das Apresentações dos Pitch\’s
14h00 – Continuação das apresentações
16h00 – Premiação e Encerramento