Realizado nesta quinta-feira (26), pelo Orion Parque Tecnológico, o Inspira Brechó foi um momento de conversa com mulheres empreendedoras da área de moda e sustentabilidade visando o crescimento de seus negócios. O workshop contou com a participação de empreendedoras renomadas e exposição de produtos.
Com uma programação recheada, as empreendedoras abordaram assuntos como “ como melhorar as vendas no seu brechó?”, “vamos levar seu brechó para o próximo nível?””a importância de definir um nicho para o seu brechó”, “mentalidade para donas de brechó” e “como diferenciar seu brechó usando ESG” em uma tarde de networking e troca de experiências.
A moda sustentável, também conhecida como moda ética ou moda eco-friendly, é um grande movimento na indústria da moda, com o intuito de reduzir o impacto ambiental e social associado à produção e ao consumo de roupas e acessórios. Ela se baseia em princípios de responsabilidade social, econômica e ambiental, com o objetivo de criar um sistema de moda mais equitativo e ecologicamente responsável.
Os brechós têm conquistado cada vez mais espaço social à medida que as pessoas se tornam mais conscientes e compreendem a necessidade da mudança de atitude para gerar impacto positivo no meio ambiente. Com a frequente evolução da sociedade para a integração às redes sociais, os negócios de moda sustentável como os brechós tiveram de se adaptar para alcançar o público on-line, atendendo as necessidades desse novo modelo de negócio.
Para Bruna Miranda, proprietária do Urbana Brechó e participante do Workshop Inspira Brechó, a iniciativa é importante por que a região da serra catarinense tem se destacado em crescimento de brechós e estar estruturado é muito importante “essas iniciativas são muito importantes para nos dar um direcionamento, quais são os próximos passos, o que devemos fazer, como podemos trabalhar para vender mais e atender mais clientes”
Os temas foram definidos pensando nos desafios enfrentados pelas brechózeiras, considerando a participação do público que está iniciando seu negócio e o público que já possui brechó a mais tempo. O Workshop contou com a participação de talkers locais como Thalita Miranda do Bazar Thajo, Victoria Gislon do brechó Use Cactus e da também empreendedora Stephanie Chaves, CEO da Connect Carbon, além de Kalindy Rodrigues que trabalha com marketing para vendas e Natália Adachi que atua com mentorias, cursos e marketing para brechós.
Foi disponibilizado o Hall do Orion Parque para exposição dos brechós ao longo de todo o período da tarde, para estimular as vendas e trabalhar a divulgação dos empreendimentos “ to achando bem legal principalmente essa parte de exposição, pois mais pessoas vão conhecer o nosso trabalho e ter mais contato com as outras meninas também. Eventos como esse desmistificam o preconceito das pessoas para com os brechós” comenta, Thalia Stedille, proprietária do Ressignifique Brechó.