Representando a Serra Catarinense, a YouDeserve, startup incubada no Orion Parque, foi aprovada entre as 40 empresas catarinenses para participar do programa de aceleração BRDE Labs na etapa Venture, que tem o objetivo de capacitar os empreendedores para a captação de investimentos. A etapa promete encurtar caminhos e fazer conexões com investidores.
Criado em 2022 pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o BRDE Labs Santa Catarina é um programa de aceleração de startups que em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), forma empreendedores e desenvolve negócios com conhecimentos e recursos financeiros para impulsionar empresas inovadoras, sustentáveis e escaláveis. O BRDE Labs já apoiou mais de 200 negócios nas edições anteriores e para 2024, tem a expectativa de impactar mais de 140 empresas catarinenses em duas etapas de aceleração.
A primeira etapa do programa de aceleração é o BRDE Labs Venture que busca preparar as startups para captação de investimentos por meio de capacitações e mentorias, além de aproximar as empresas participantes de investidores. Já a etapa BRDE Labs Growth é a etapa de aceleração comercial com o objetivo de contribuir no processo de escalar as vendas e na consolidação da viabilidade dos negócios. Em breve as inscrições estarão abertas por meio do site oficial.
Os números do BRDELabs demonstram a importância da participação da startups para o seu crescimento, considerando que das 200 startups aceleradas em duas edições da etapa Growth, 77% estruturam seus times de vendas durante o processo e aproximadamente 35% das startups aumentaram a conversão de leads em clientes na edição de 2022. No ano passado a startup incubada no Orion Parque, Plant Colab, recebeu o investimento no processo final do BRDE Labs representando a Serra Catarinense.
Na próxima semana, as 40 startups selecionadas serão recebidas na sede do BRDE em Florianópolis, para um evento de abertura das atividades do programa. Ainda neste mês de abril, os negócios passarão por um diagnóstico inicial sobre aspectos que precisam desenvolver para então dar início a série de workshops com foco em temáticas voltadas para Venture Capital e fontes de recursos.
A etapa Venture encerra suas atividades no mês de junho quando as empresas são avaliadas por seu desempenho e maturidade ao longo de sua trajetória no programa e as 20 melhores startups serão selecionadas para participar do Investor Day, momento final que tem como objetivo promover a conexão entre empreendedores e investidores.
Assessoria Orion Parque: Karol Kitabayashi | Rafael Peletti