O dia a dia das empresas é recheado de reuniões, demandas e agendas que tornam os dias curtos e corridos, por isso, ter uma rotina ágil pode otimizar o planejamento diário e garantir maior efetividade no trabalho. Pensando nesse desafio que as empresas enfrentam todos os dias, o Workchopp do mês de agosto trouxe como temática “Práticas Ágeis que otimizam o planejamento diário” com Osni Padilha.
Agente de mudanças na NDD Tech, empresa instalada no Orion Parque Tecnológico, Osni Padilha é formado em sistemas de informação, com certificação em Lean Six Sigma, práticas ágeis e Lean digital. Com mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia, Osni iniciou sua carreira com atuação em capacitação de software livre na rede pública de ensino.
Ao longo de sua jornada profissional, Osni desenvolveu habilidades voltadas para gestão e treinamento de equipes, que hoje, na atuação como agente de mudanças, contribui para ajudar as equipes a otimizarem seus processos e habilidades interpessoais, por meio dos Métodos Ágeis e Lean, com foco no trabalho em equipe e melhoria contínua.
Ao longo do Workchopp, o que não faltou, além do clássico chopp que embala a noite de capacitação, foi a troca de experiências sobre a necessidade de otimização das práticas para o dia a dia dos empreendedores, além da introdução às práticas ágeis, apresentação de ferramentas para otimização e uma conversa sobre a aplicação das metodologias na prática, conforme a realidade de cada empreendedor.
“Não possuir uma prática ágil ou não seguir uma metodologia para tornar o planejamento mais ágil é um desafio para as empresas.O mercado está mais agressivo e os clientes estão exigindo cada vez mais qualidade nos serviços, exigindo tempo e agilidade não tem necessariamente a ver com tempo, quer dizer, é redução, entregar um produto de forma rápida e com qualidade e esse é um dos maiores desafios das empresas que acabam ficando para trás” comenta Osni.
A aplicação das práticas ágeis depende das demandas e processos de cada empresa, conforme o desenho interno das funções e colaboradores. Para Osni, a melhor dica que pode se dar aos empreendedores é a importância de entender o problema “ apaixone-se pelo problema, ele vai te ajudar a ser melhor, a ter uma vida muito mais saudável e um trabalho muito mais tranquilo. Procure entender os problemas, enxergar os problemas e não correr deles”
Assessoria Orion Parque: Karol Kitabayashi | Rafael Peletti