Orion Parque

Meninas nas Engenharias: tecnologia e protagonismo feminino no agronegócio

O Projeto Desenvolvimento de Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio (AgroEngTech), do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é coordenado pela professora Daiana Petry Rufato. O programa funciona no Laboratório de Soluções Baseadas em Tecnologia (LaTec) e tem como principal objetivo estimular meninas do ensino fundamental e médio a se aproximarem das áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação, aplicadas à realidade ambiental e social do agronegócio e é financiado por edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Coordenadora do projeto, Daiana Petry Rufato e a coordenadora pedagógica, Schayla Costa Pissetti com a primeira turma do projeto Meninas nas Engenharias. Foto: divulgação

Tradicionalmente estas áreas do conhecimento, são vistas como “masculinas”, porém, essas profissões ganham novas perspectivas com a inserção de meninas em atividades práticas e tecnológicas. As participantes, selecionadas em escolas públicas, recebem bolsas de iniciação científica e participam de ações entre os anos de 2025 e 2027.

Em 2025, foram selecionadas 10 meninas de escolas municipais (8º e 9º anos) e 20 de escolas estaduais (ensino médio). Até 2027, o projeto beneficiará 90 estudantes.

Docência e impacto na comunidade

Além das estudantes, o programa contempla seis professores das áreas de exatas, dois de escolas municipais e quatro de escolas estaduais, que também recebem bolsa de participação. Eles passam por oficinas de capacitação prática, com o objetivo de atuar como multiplicadores do conhecimento em suas escolas.

A professora Daiana Petry Rufato destaca que o propósito do projeto é “despertar nas alunas o entendimento de que elas podem seguir carreiras brilhantes em qualquer área. Só se toma gosto por aquilo que se conhece. O papel do projeto é apresentar o mundo das exatas como uma perspectiva real de carreira profissional.”

A coordenadora pedagógica, Dra. Schayla Costa Pissetti, ressalta o caráter social da iniciativa: “Muito ainda precisa ser trabalhado, principalmente com meninas em situações de maior vulnerabilidade social e econômica.”

Atividades desenvolvidas

As participantes vivenciam uma série de experiências práticas, que aproximam teoria e aplicação real das tecnologias no campo. Entre as atividades programadas estão:

  1. Desenvolvimento de projetos de eletrônica (UFSC);
  2. Criação de projetos de programação (UNIPLAC);
  3. Treinamento em manejo de drones (UDESC – Lages);
  4.  Desenvolvimento de app de educação ambiental (UDESC – Lages);
  5. Oficinas sobre violência de gênero (UDESC – Florianópolis);
  6. Imersão em empresas de tecnologia (Orion Parque Tecnológico);
  7. Aplicação prática de ferramentas computacionais para pomares de maçã (UEM e UDESC – Lages);
  8. Capacitação docente para ensino de exatas e engenharias no ensino médio.

As atividades são realizadas na Udesc Lages, beneficiando cerca de 30 estudantes por ano.

Entidades parceiras

  • Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina
  • Secretaria Municipal de Educação de Lages
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
  • Orion Parque Tecnológico da Serra Catarinense
  • Empresa Agromillora
  • Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM)

Depoimentos das participantes

As estudantes destacam o entusiasmo com as atividades práticas.

“É uma experiência única! Aprendi muitas coisas que não sabia. Antes eu não tinha contato com computador, agora sei mexer muito bem.” Natyelle Quadros Amaral, 9º ano, EMEB Professor Osni Medeiros Régis.

Aula de manejo de drones. Foto: divulgação

“A parte que eu mais gostei foi manusear o drone, são aprendizados que vou levar para a vida toda.”  Sabrina Gris, 8º ano, EMEB Itinerante Maria Alice Wolff Souza.

“É uma aula muito prática, é incrível!” Luisa Gislon, 9º ano, EEB Vidal Ramos.

Segundo o professor Leonardo Biffi, que ministra as aulas de drones: “O drone está despontando como uma das principais tecnologias de automação. Por envolver computação e programação, desperta grande interesse entre os jovens.” Explicou o professor Biffi, durante a aula de planejamento de voo para aplicações agrícolas, com sobrevoo da aeronave e captação de imagens.

Reconhecimento nacional

Neste ano, o projeto foi apresentado no 17º Congresso Nacional de Educação (Educere), em Curitiba (PR), com o artigo “Meninas nas Engenharias: fomento ao protagonismo feminino desde o Ensino Fundamental”. Para Schayla Pissetti, autora principal do trabalho, “A apresentação no congresso representa reconhecimento e visibilidade nacional a uma experiência de Lages que transforma realidades locais por meio da educação.”

Parcerias e futuro

A parceria entre a Udesc Lages e a Prefeitura de Lages, consolidada com visita da prefeita Carmen Zanotto, em julho deste ano, teve como objetivo aproximar estudantes da rede pública ao ambiente universitário.

Professora Daiana Petry Rufato e a prefeita da cidade de Lages, Carmen Zanotto. Foto: divulgação

“É a universidade abrindo as portas e trazendo a comunidade para dentro. As meninas têm agora a chance de enxergar o ensino superior como algo possível e acessível”, afirmou a prefeita, no ato da visita.

A turma de 2026 será a segunda do projeto Desenvolvimento de Tecnologias aplicadas ao Agronegócio – Meninas nas Engenharias – @agroengtech na Udesc de Lages. Mais informações estão disponíveis no site: https://latec.cav.udesc.br/agroengtech/

Alunas do projeto recebendo a prefeita da cidade de Lages, Carmen Zanotto e  secretários. Foto: divulgação

Suzana Duarte e Cristian de Oliveira visitando o projeto Agroengtech. Foto: divulgação

Com ações que unem inovação, inclusão e formação científica, o projeto reafirma o compromisso da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Lages com a comunidade, com a educação e com o protagonismo feminino nas ciências. A cada nova turma, mais meninas passam a ver a nas engenharias e tecnologias não apenas um campo de estudo, mas um caminho possível para transformar o futuro.

Mais informações:

Com a coordenadora: Professora Dra. Daiana Petry Rufato – CAV/UDESC pelo telefone: (49) 3289-9245 e também pelo Instagram @agroengtech https://www.instagram.com/agroengtech/ e no site: https://latec.cav.udesc.br/agroengtech/

Textos:  Jornalista Gleyce Krieser E-mail: ideiaroxton@gmail.com

Deixe um comentário