As participantes da turma de 2025 do projeto Meninas nas Engenharias realizaram, neste mês de novembro, uma visita técnica ao Orion Parque Tecnológico, em Lages. A atividade teve como objetivo apresentar às estudantes um dos principais ambientes de inovação da região, onde convivem startups, laboratórios, pesquisadores e iniciativas ligadas à ciência e tecnologia.

Legenda: Tour guiado ao ecossistema de inovação regional Orion Parque. Foto: divulgação.
A turma de 2025 reúne trinta estudantes da rede pública de ensino interessadas em ciência, tecnologia e inovação. Ao longo do projeto, as participantes vivenciam atividades formativas, oficinas, encontros com profissionais e experiências práticas voltadas ao estímulo da presença feminina nas engenharias.
Durante o tour guiado, conduzido pelo Agente de Inovação, Artur Mihok, as meninas conheceram diferentes espaços do complexo, observaram experimentos, acompanharam explicações sobre tecnologias utilizadas em diversos setores e puderam dialogar com profissionais que atuam no ecossistema de inovação e empreendedorismo.

Legenda: O Rolê pelo Orion Parque, com o Artur Mihok, incluiu uma conversa sobre o funcionamento do ecossistema, desde a criação de projetos até o desenvolvimento de novas tecnologias. Foto: divulgação.
A visita permitiu que as estudantes visualizassem, na prática, oportunidades de carreira nas engenharias e compreendessem como essas áreas influenciam diretamente o desenvolvimento da sociedade.


As meninas puderam fazer perguntas, observar experimentos, conversar com pesquisadores e compreender como a ciência e a tecnologia transformam a sociedade.
A ação integra o calendário oficial de atividades do projeto e reforça o compromisso de promover aproximação entre escola, universidade, tecnologia e mercado de trabalho, garantindo às meninas acesso a novas referências, perspectivas e possibilidades de futuro.

Legenda: Uma imersão no mundo da tecnologia e do empreendedorismo. O futuro explicado na prática e na sala de aula. Foto: divulgação
A visita ao Orion Parque Tecnológico, faz parte do conjunto de atividades formativas previstas pelo projeto para ampliar o repertório das estudantes e fortalecer a presença feminina nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
O Meninas nas Engenharias é um projeto do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e coordenado pela professora Daiana Petry Rufato, a iniciativa está vinculada ao Laboratório de Soluções Baseadas em Tecnologia (LATEC), da UDESC/CAV, que busca inspirar meninas e jovens mulheres a seguirem carreiras nas engenharias, por meio de ações de extensão, oficinas, visitas e atividades de divulgação científica em escolas e comunidades.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)


O programa é financiado por edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As participantes, selecionadas em escolas públicas, recebem bolsas de iniciação científica e participam de ações entre os anos de 2025 e 2027.
Mais informações sobre o projeto Meninas nas Engenharias:
Profa. Dra. Daiana Petry Rufato – CAV/UDESC pelo telefone: (49) 3289-9245, no site https://latec.cav.udesc.br/agroengtech e também pelo Instagram @agroengtech https://www.instagram.com/agroengtech/?hl=pt página dedicada a compartilhar conteúdos e as atividades práticas aprendidas voltadas a aplicação de tecnologias no campo, reforçando a conexão entre universidade e comunidade.
Textos e fotos: Jornalista Gleyce Krieser – E-mail: ideiaroxton@gmail.com