fbpx

✅ Redes Sociais

🌎 Mapa

Blog

Orion Parque inaugura espaço público de coworking

Primeiro do gênero da região, parceria do Orion e Prefeitura de Lages, iniciativa possibilita o uso sem restrição do espaço – com mesas de escritório com tomadas, cadeiras e wifi gratuito – para toda a comunidade.

Após um período em que os espaços do Orion Parque foram alargados a mais pessoas, possibilitando o fácil acesso a empresários, empreendedores, profissionais liberais, estudantes e público em geral, o Centro de Inovação apresenta uma estrutura que possibilitará a versatilidade de coworking com a adaptação de mesas para utilização de trabalho compartilhado – até mesmo eventos em geral.

Cerca de 50 novos espaços de coworking estão disponíveis no hall de entrada do Centro de Inovação, no Orion Parque, com acesso e utilização gratuitos para a comunidade em geral. Todos os cuidados possíveis para diminuir a chance de propagação do novo coronavírus foram tomados.

“Inicialmente ele será disponibilizado com 50% de sua capacidade para mantermos as normas de segurança” ressalta Claiton Camargo, diretor-executivo do Orion Parque.

“Com a implantação do Plano de Mitigação em 2020, com o intuito de amenizar os efeitos da COVID-19, aderimos à ideia de Coworking Público, mediante a percepção de uma carência desse tipo de utilização no Ecossistema, para que pequenos negócios e empreendedores, além de negócios locais, pudessem manter suas atividades com intuito de aproximação da comunidade ao Ecossistema e também às atividades do Orion. Atualmente o Orion Parque possui condições de manter um Coworking Público estruturado, totalmente gratuito e em parceria da Prefeitura Municipal de Lages”, lembra o CEO.

Claiton Camargo

As mesas coletivas possuem cadeiras tipo escritório e tomada para uso de notebooks. O Orion Parque conta com wifi gratuito, mediante cadastro. Também há possiblidade de empréstimo de computadores pelo Centro de Inovação, sob reserva, que deve ser feita através deste link – também  para uso do coworking.

Aproximação entre empreendedores e entidades

Em dezembro de 2020, o Orion Parque apresentou o balanço do Programa de apoio e reestruturação de pequenos negócios locais para retomada econômica e mitigação dos efeitos da crise causada pela COVID-19, chamado de Plano de mitigação. Lançado em abril, o principal objetivo da iniciativa era ajudar a comunidade neste momento de pandemia, atuando em múltiplas frentes.

Uma delas foi justamente o uso facilitado dos espaços do Centro de Inovação, com a abertura de um Coworking Público, com acesso aos serviços oferecidos às empresas do Orion e a disponibilização de espaços para negócios locais com dificuldades de manter seus atuais espaços.

Em sete meses foram mais de 130 pessoas usando o coworking público oferecido e mais 15 pontos de vinculação para empresas, que utilizaram as salas do Centro de Inovação. Destes empreendedores que usaram os espaços, seis são acompanhados para submissão futura ao edital OrionLab.

O Plano de mitigação deu tanto resultado que agora o Orion oferece ainda mais opções de trabalho compartilhado.

“O principal objetivo desse novo espaço é que os pequenos negócios e negócios locais tenham onde continuar suas atividades, considerando as consequências causadas pela pandemia, além de aproximar as pessoas ao Orion e ao Ecossistema de Inovação”, aponta Thais Lima, uma das responsáveis pelo novo espaço no Centro de Inovação.  

Para ela, um dos nossos objetivos é que a população seja mais próxima ao Centro, enxerguem nosso espaço como um local acessível para todos, como de fato é.

“Acredito que com a interação através do Orion as pessoas possam conhecer outras entidades locais e estaduais, as quais fazemos parte, como ACATE, ACIL e rede de Centros de Inovação, FAPESC, entre outras. Então para aqueles que não estão diretamente inseridos nesse meio, pode funcionar como uma porta de entrada”, diz.

O agendamento para uso do Coworking Público poderá ser feito no formulário no site do Orion Parque ou através do WhatsApp no número (49) 3191-0762 . O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados, das 8h às 13h.

Inauguração 

A inauguração do novo espaço do coworking do Orion Parque aconteceu nesta quarta-feira, 03 de fevereiro, no hall do Orion Parque. Na oportunidade, autoridades destacaram a importância do espaço para fomentar a cultura empreendedora da região.

Álvaro Mondadori (Joinha) – Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo – “Este é o meu primeiro ato público como secretário, e me dá muita satisfação ver o que se conseguiu fazer aqui. A palavra é gratidão”.

Ver. Gerson Omar dos Santos – Presidente da Câmara de Vereadores de Lages – “Este é um projeto extremamente importante para o município. Grandes cidades de SC tem esse mercado de coworking extremamente positivo. Queremos oportunizar as pessoas a dinamizar a criatividade. A Câmara reconhece esse esforço”.

Nelissa Branco – Vice-presidente de Integração da Acate – “O Orion foi criado pensando na inovação. Gostaria de agradecer a prefeitura e a Câmara pela participação. IO coworking público para nós é muito importante, para que possamos fomentar a inovação. Isso é muito importante para o Ecossistema”.

Sem comentários
Poste um Comentário

oito − 3 =