[vc_row][vc_column][vc_column_text]Um ano depois do início das atividades do novo programa de capacitação para empreendedores e empresas, o Programa Galápagos, da Darwin Startups, iniciou nesta quarta-feira (05) no Centro de Inovação do Orion Parque Tecnológico mais uma turma da metodologia de acompanhamento. A iniciativa, que terá duração de um mês, visa promover capacitação empreendedora focado no desenvolvimento inicial de startups early stages – aquelas empresas que têm até três anos de atividades.
Através de uma jornada completa, o Programa Galápagos oferece ferramentas, estudos práticos e cases por intermédio de empreendedores que já viveram na prática os desafios e descobertas do desenvolvimento de startups.
“O Galápagos não desenvolve uma habilidade específica, mas fornece o necessário para estruturar o negócio com uma base sólida. O melhor resultado do programa é ver a evolução das startups de acordo com a realidade de cada uma. Seja a consolidação da solução para uma startup em fase de ideação, se esse for o objetivo dela, ou também alcançar as primeiras vendas para negócios que já estão mais avançados”, comentou Gabriel Pimenta, analista de comunidades da Origem, startup que surgiu a partir da Darwin e é focada na realização de programas e cursos para startups desde o estágio inicial até o primeiro investimento.
A iniciativa é gratuita para as startups do Orion Parque. Ao todo serão quatro módulos, em 20 horas e oito encontros – presenciais e on-line. As aulas devem durar um mês. As startups participantes já foram escolhidas, com base em critérios do setor de startups e empresas do Instituto Orion sobre quem mais precisa das qualificações no momento, além de ser levado em conta critérios técnicos da Darwin. Todo o investimento do curso, adquirido junto ao SEBRAE, foi bancado pelo Instituto Orion. Serão até 15 startups pré-selecionadas, e cada startup poderá participar com até três sócios/colaboradores.
Beer Hub: Validação do problema
Startup que venceu a primeira edição do Cocreation Serra, e que atualmente participa da modalidade virtual do OrionLab, a Beer Hub é hoje um clube de assinaturas de cervejas. \”Tivemos um processo de pivotagem, passamos por mentorias, e chegamos a discutir possíveis problemas. Estávamos sem ideias na nossa startup. Como gostamos de cervejas, começamos a perceber que sempre eram as mesmas cervejas encontradas. A partir daí, fomos ver o mercado e vimos que o problema existia. Fizemos um MVP (Minimum Viable Product ou Mínimo Produto Viável – a versão mais simples de um produto que pode ser lançada), participamos do Cocreation e depois entramos no Orion\”, lembra Salomão Eineck, um dos empreendedores da startup.
Para ele, a expectativa com o Galápagos é desenvolver mais ainda a sua ideia de negócio inovadora. \”A expectativa é grande, já que estávamos aguardando o Galápagos começar lá em março, mas ele foi adiado por conta da pandemia. Queremos evoluir bastante e acelerar o nosso processo de validação da startup. Acredito que vão ser trazidas ferramentas e bastante insights para que possamos aplicar nessa validação\”, completou.
Como funciona?
O objetivo principal do Galápagos é desenvolver o empreendedor para que ele tenha mais segurança e um guia de como prosseguir na direção certa. Com uma visão teórico-prática, ele será instruído para analisar o cenário, desenvolver sua ideia e testar os gargalos e o engajamento da sua solução.
Cada um dos módulos é separado em dois encontros:
- Workshop para apresentação de todo conteúdo e contextualização, com pausa para absorção do conteúdo e aplicação prática de acordo com atividades passadas no encontro.
- Sessão em grupo para responder às principais dúvidas e ajudar no desenvolvimento dos conteúdos.
Confira o cronograma das aulas e dos encontros do Galápagos para as empresas incubadas no Orion:
- Módulo I – WS Diagnóstico 360: 05/05 (presencial)
- Módulo I – SG Diagnóstico 360: 10/05 (on-line)
- Módulo II: WS Validação de Problemas: 12/05 (presencial)
- Módulo II SG Validação de Problemas: 17/05 (on-line)
- Módulo III: WS Solução e MVP: 19/05 (presencial)
- Módulo III: SG Solução e MVP: 24/05 (on-line)
- Módulo IV: WS Go to market: 26/05 (presencial)
- Módulo IV: SG Go to market: 31/05 (on-line)
Resultados do Galápagos
Em 2020, o Galápagos promoveu 13 programas semelhantes, um deles no Orion Parque. Foram mais de 150 startups impactadas e mais de mil empreendedores participantes. No desenvolvimento do curso, serão repassados conceitos e estratégias sobre: Introdução ao mundo das Startups (Lean); Startup, pra valer!; Matriz SWOT; Projeções Financeiras; Metas e Métricas; Definições de Hipóteses e Problema; Validação de Problemas; Como analisar os Dados da Validação; Identificação de Solução; ICP, Segmentos e Early Adopters; MVP de verdade; Avançar ou Pivotar; Precificação e Teste de Mercado; Pitch para Vendas! e Metodologias de Marketing e Vendas.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]