fbpx

Redes Sociais

Mapa

Blog

Cuide de Você oferece técnicas que valorizam a boa saúde mental de profissionais da saúde

Iniciativa gratuita começará na próxima semana. Profissionais que querem ajuda ou buscam ajudar alguém já podem se inscrever.

Na próxima terça-feira (01/06), Lages lança o projeto Cuide de Você. Uma iniciativa  de entidades e pessoas ligadas à Saúde do Município e também por parceiros e apoiadores que promovem ações gratuitas voltadas ao apoio a profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19 em Lages. Foi viabilizado através de subsídio arrecadado pela campanha estadual de enfrentamento à pandemia, promovido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), também realizado pelos polos regionais, como o Orion Parque Tecnológico

Cuide de Você atuará no auxílio à minimização de consequências emocionais e psicológicas sofridas por esses profissionais da saúde, que enfrentam rotinas exaustivas para cuidar de pacientes infectados. O projeto disponibilizará uma equipe multiprofissional de voluntários das redes privada e pública que realizarão atividades de apoio psicológico, parapsicologia clínica, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e conversas virtuais.

Uma das pioneiras da iniciativa, a psicóloga Cintia Netto Menezes Raizer, representante dos profissionais da rede privada envolvidos no projeto, comenta sobre o desenvolvimento e participação neste projeto: “Ao saber do sofrimento que os profissionais da saúde na linha de frente no combate a pandemia estão passando, nos mobilizamos com muita vontade de ajudar a minimizar esse sofrimento. Eles estão se doando e cuidando de quem necessita. E nós, em respeito, apoio e admiração, queremos doar um pouco do nosso tempo, conhecimento e cuidado a eles”, frisa.

A ideia nasceu a partir de uma demanda de profissionais da saúde de Lages, e acabou se concretizando a partir da arrecadação de recursos por parte da ACATE, nos polos da entidade. “A ideia surgiu de profissionais autônomos, da área de psicologia, que pensaram em iniciativas para mitigar os efeitos da pandemia nos profissionais da saúde. A expectativa é poder auxiliar o maior número de profissionais na linha de frente de combate à covid-19 para que mantenham sua saúde mental”, ressaltou Julia Rodrigues, psicóloga e responsável pelo projeto no Orion Parque.

Como funcionará o projeto?

O Projeto Cuide de Você é voltado aos profissionais que atuam nas Redes de Atenção à Saúde, Hospital Geral Tereza Ramos (HTR), Hospital Infantil Seara do Bem (HISB), Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Secretaria Municipal da Saúde de Lages.

Indispensáveis, os profissionais da saúde atuam no combate à covid-19 e estão entre os grupos mais vulneráveis às consequências emocionais e psicológicas da pandemia. Eles encaram rotinas exaustivas, onde o foco é dar tudo de si para cuidar dos pacientes infectados.

De acordo com o secretário de Saúde, Claiton Camargo, a ideia é promover a dinâmica de ações que minimizem processos que sejam prejudiciais aos envolvidos. “O estresse e as sensações associadas com esse quadro não significam que profissionais da área de saúde, atuantes nos seus segmentos, não sejam capazes de fazer o seu trabalho ou que pareçam ser pessoas fracas. O gerenciamento da saúde mental e do bem-estar psicossocial, durante este momento, é crucial para que possa ser mantido a saúde física também”, comenta.

Assim, serão disponibilizados por uma equipe multiprofissional – formada por voluntários das redes privada e pública – quatro tipos de auxílio gratuitos: Apoio Psicológico, Parapsicologia Clínica, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e Conversas Virtuais. Para Franciele Spolti Lorenzetti Miguel, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS – SMS), a expectativa é trazer mais uma forma de reforçar o acesso a novas práticas aos profissionais da saúde. “Com estas iniciativas, além de propiciar o fortalecimento do processo de trabalho, vamos possibilitar espaços para que os trabalhadores se sintam ouvidos e acolhidos, especialmente neste momento desafiador, onde dedicam suas vidas e esforços para ajudar a população no enfrentamento da pandemia”, reforça.

O projeto iniciará com os atendimentos no dia 01 de junho de 2021 e terá duração de três meses, podendo ser prorrogado. Para o Apoio Psicológico e Parapsicologia Clínica serão disponibilizados quatro atendimentos/sessões, que irão acontecer de forma presencial ou virtual (conforme vaga disponibilizada). Para as PICS, as sessões serão avaliadas conforme resposta à prática integrativa aplicada. Desta forma serão disponibilizados até quatro atendimentos.

Para a enfermeira, terapeuta e acupunturista da Felicitá, Caroline Beatriz Schons, as ações terão impacto direto nos profissionais envolvidos pela iniciativa. “As práticas integrativas proporcionam um momento de relaxamento, trazendo o equilíbrio para o corpo e mente”. Flávio Troncoso Talhavini, acupunturista do ambulatório “Viva Melhor”, complementa: “Nosso objetivo é promover o relaxamento e bem-estar dos profissionais de saúde.

 Cadastro para profissionais que queiram ajudar ou ser ajudados

  • Se você é Profissional da Saúde e tem interesse em apoiar o Projeto CUIDE de VOCÊ, disponibilizando voluntariamente seu trabalho, clique abaixo: https://plid.in/cuidedevoce1
  • Se você é um profissional de saúde atuante nas Redes de Atenção à Saúde em Lages e está enfrentando desafios de saúde mental, clique abaixo: https://plid.in/cuidedevoce2

Conheça mais sobre cada uma das ações ofertadas aos profissionais da saúde:

  • Apoio Psicológico – Através da conversa, da escuta ativa e outras técnicas não verbais, o profissional psicoterapeuta ajuda o paciente a compreender o que está lhe causando sofrimento e como lidar com a situação, mudando a relação do indivíduo com as próprias emoções, pensamentos e comportamentos.
  • Parapsicologia Clínica – A Parapsicologia Clínica é a técnica terapêutica que objetiva encontrar instrumentos e estratégias que ajudem os indivíduos e os grupos sociais a libertarem-se das ameaças internas e externas, reais ou imaginárias, que colocam em risco sua sobrevivência. O atendimento parapsicológico tem por objetivo identificar dificuldades e prestar orientação de acordo com a necessidade, através de um processo ágil e simples para contribuir na resolução das dificuldades, utilizando técnicas de reprogramação mental, compreensão das emoções e/ou sentimentos, imaginação, repetição, visualização, dentre outras.
  • Conversa Virtual “Pensando em Você”- Encontros virtuais, que tem como objetivo fortalecer as relações interpessoais no trabalho, possibilitando trocas por com rodas de conversa, ressignificação de vivências e sentimentos, espaço de acolhimento, além de promoção e prevenção em saúde mental neste momento de pandemia. Os encontros acontecerão de forma virtual, através da ferramenta Google Meet. A programação e links de inscrição e acesso serão divulgados diretamente para os profissionais das Redes de Atenção à Saúde que participarem do projeto.

 Datas para as Conversas Virtuais: 30 de junho de 2021, 28 de julho de 2021 e  5 de agosto de 2021;

  • Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico, na qualidade de vida e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Neste ponto, serão ofertadas oito modalidades de práticas:

  • ACUPUNTURA
  • AURICULOTERAPIA
  • BARRAS DE ACCESS
  • CRANIOPUNTURA
  • MASSOTERAPIA
  • MEDITAÇÃO
  • REIKI
  • VENTOSATERAPIA

São parceiros do projeto Cuide de Você:

– Prefeitura Municipal de Lages;

– Secretaria Municipal da Saúde de Lages – (Ambulatório das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde “VIVA MELHOR”; Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST; Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde – NEPHS; Saúde Mental);

– Profissionais da Saúde Rede Privada do Município de Lages;

– Orion Parque Tecnológico;

– Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE;

– Felicitá Yoga, Estética e Terapias.

Com informações Prefeitura Municipal de Lages

Sem comentários
Poste um Comentário

10 − sete =