fbpx

Redes Sociais

Mapa

Blog

Orion Week – #dia 1 – Abertura, Marco Legal das Startups e muito mais

O Orion Week, evento comemorativo dos cinco anos do Orion Parque Tecnológico, em Lages, começou hoje (21/06), com uma série de atividades voltadas aos públicos acadêmico e profissional, e, principalmente a comunidade envolvida com o ecossistema de inovação do estado de Santa Catarina. A iniciativa, gratuita, tem inscrições pelo site plid.in/orionweek, e segue com atividades até o próximo sábado (26), sempre com transmissões no You Tube do Orion Parque

Hoje foi o dia de acompanhar o painel de abertura, com a participação de Claiton Camargo, diretor-executivo, e Valmir Tortelli, presidente do Orion Parque.  O momento foi de apresentação do evento, ao longo da semana, tanto dos Parques Tecnológicos como dos Centros de Inovação pelo estado.   

“Essa é uma semana extremamente incrível, para podermos nos desenvolver cada vez mais a inovação, sejam elas pessoas do ecossistema de inovação de Lages, da Serra Catarinense e também de Santa Catarina. Esse é um evento muito bem pensado, com diversas atrações, durante essa semana”, ressaltou Claiton, na abertura do evento, invocando os cinco anos do Parque Tecnológico.

Valmir complementou:  “Quero agradecer e, primeiramente, comemorara com vocês, que já não é mais um prédio, mas sim um marco inicial do Orion. É um alegria hoje estarmos falando de pessoas,  de inovação, de conhecimento”.

Na sequência foi momento de bate-papo com Bruno Salmeron, gestor do Núcleo de Startups e Venture Capital do Ágora Tech Park, de Joinville, que falou sobre o Marco Legal das Startups. O trabalho dele é assessorar startups, empresas de base tecnológica e empreendedores no processo decisório, destacando os riscos a que estão sujeitos e sugerindo diferentes caminhos para minimizar ou mitigar os riscos jurídicos envolvidos.  Um dos conteúdos divulgados foi material sobre o Marco Legal das Startups, que pode ser baixado aqui

Na palestra, participaram também, além dos dois gestores, Daniela Machry, advogada e consultora na Lis Consultoria e Treinamento Empresarial. 

“É uma alegria e um prazer estar aqui no evento.  Nos últimos anos estive em contato com mais de 100 startups, e internacionalização de capital.  Esse é um cenário complexo, em que temos que desbravar, mas é sempre um prazer falar sobre o assunto. A ideia é comentar sobre o Marco”, lembrou ele. 

Com o objetivo de fomentar a criação de empresas inovadoras no seu modelo de negócio, produto ou serviço, o Marco Legal das Startups foi sancionado em 1º de junho. Entre as mudanças que entraram em vigor a partir da normativa, startups poderão contar com dinheiro de investidores sem que eles necessariamente participem do capital social, direção ou poder decisório da empresa. Além disso, empresas com obrigação de investimento em pesquisa e inovação poderão aplicar recursos também em startups selecionadas em programas ou editais gerenciados por instituições públicas. 

Para explorar inovações experimentais com mais liberdade de atuação, as startups poderão contar ainda com um ambiente regulatório experimental, conhecido como Sandbox Regulatório.

Sandbox é a possibilidade da empresa conseguir uma facilidade na abertura de capital de empresas. Essa aproximação com as startups tem impactos, em outros países que adotaram. A gente sabe o quanto isso é eficiente e como o poder público pode se beneficiar disso”, ressaltou lembrou Salmeron. 

O Orion Week segue até o próximo sábado (26), totalmente on-line, com transmissão ao vivo no YouTube do Orion Parque, trazendo muito conteúdo em palestras, demoday e painéis temáticos. 

Amanhã, terça-feira, rolam três painéis: 

  • 16h – Painel “LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados”
  • 18h – Painel “Comunidade de Startups”
  • 19h30 – Painel “Projetos de Impacto”

O Orion Week é uma realização da Prefeitura de Lages, Governo do Estado de Santa Catarina e Fapesc, com apoio de Turma da Árvore, AT Plus Telecom, ACATE, Rede Catarinense de Centros de Inovação e ImagemTV.

Confira como foi a live de hoje:

Sem comentários
Poste um Comentário

quatro × um =