fbpx

Redes Sociais

Mapa

Blog

Orion Week – #dia 4 – Demoday, Aniversário do Orion, Futurismo e muito mais

O dia do aniversário do Orion, hoje, foi reservado para um Demoday para Investidores, que puderam conhecer mais as potencialidades de startups que estão incubadas aqui no Orion Parque, além de um Painel sobre o Orion Parque: passado e futuro, e mais uma palestra muito bacana sobre futurismo! Tudo isso rolou em mais um dia do Orion Week – evento gratuito que começou na segunda-feira (21) e tem a programação completa no site plid.in/orionweek, seguindo com atividades até o próximo sábado (26), sempre com transmissões no You Tube do Orion Parque

O último Demoday pelo Orion foi realizado em novembro de 2020. Em 2021, o Demoday rolou com a participação de Fabio Ferrari,  diretor da Rede de Investidores Anjos RIA/SC – ACATE/Anjos do Brasil, Rafael Silva, investidor anjo, mentor de inovação e líder de startups da Blusoft, de Blumenau, além de Diego Barreto, vice-presidente de Finanças e Estratégia do iFood. Foi mais uma grande oportunidade de apresentar as startups para potenciais investidores, apresentando seus desafios e soluções. Cinco empresas do Orion participaram: Cowtrol, Quiron, Al-WI, ilergic e Beer.hub., que tiveram quatro minutos de pitch e cinco minutos de perguntas das bancas.

 Os potenciais investidores gostaram do que viram: 

“É importante ver que  as startups estão testando novas teses, mas é bacana chegar e fazer pitch, antes mesmo da tese de venda das soluções estar segura. Quebrar a cara e errar muito é o ponto”, lembrou Fábio.

Diego afirmou o quanto é impactante ver bons resultados, trazendo soluções que realmente impactem as pessoas. “Temos que mudar esse pais, mudar cadeia de valor, mudar a realidade, estou super feliz como brasileiro, foi uma surpresa positiva ver a grandiosidade desses projetos, que saem do Be-abá, falando de rastreamento, florestas, tudo que é muito moderno, que vem com força de quem fazer a diferença”, constata.

Hemerson Schenato, líder de startups do Orion Parque, e mediador do Demoday,  lembrou o quanto cenário local mudou, em cinco, a realidade da percepção local sobre negócios invadores. “Há cinco anos só duas empresas se consideravam startups na região. Chegarmos nesse nível é muito positivo, é um orgulho muito grande. Temos a clareza de que sempre temos algo a melhorar, mas os feedbacks nós deixam muito orgulhosos”, celebrou.

Na sequência, o atual presidente do Orion, Valmir Tortelli, Claiton Camargo (diretor-executivo), Roberto Rogério do Amaral (ex-presidente), Nelissa Colossi (vice-presidente de Integração da ACATE), Fabio Zabot (presidente da FAPESC) e o prefeito de Lages Antonio Ceron, fizeram um balanço de tudo que o Orion realizou até agora, também projetando o futuro de um dos mais importantes habitats de inovação da região. 

De forma resumida, podemos dizer que Parques Tecnológicos são aqueles espaços diferenciados, próprios para que as inovações ocorram, onde o compartilhamento de informações e conhecimento formam networking, permitindo minimizar os riscos e maximizar os resultados de negócios com grande potencial de crescimento acelerado.  

“Quero estar aqui comemorando um projeto que já é de 10 anos, que nos unimos um objetivo único, mostrando para prefeitos, governadores, todas as pessoas envolvidas, que que era um projeto que tinha viabilidade, respaldo, essa conexão, com todo mundo, do meio, do ecossistema. Fomos contando essas histórias ao longo do tempo”, lembrou Valmir.

Lembrando do início do Orion, Roberto Amaral, ex-presidente, lembrou como foi quando viu o prédio do Centro de Inovação cheio pela primeira vez. “Foi um dia muito feliz quando eu vi empresários realizadores, de sucesso, na área de inovação, mostrando que a gente consegue ter um centro de inovação. O Orion é uma realidade e um orgulho da  minha vida, das coisas que conquistei uma das mais importantes que dei contribuição na minha cidade e da região”, recorda o empresário.

Nelissa Branco, vice-presidente da ACATE. empreendedora da Softecsul, lembrou que nem sempre quem precisa estar conectado ao Centro de de Inovação procurar ajuda. “Os empresários as vezes não tem essa iniciativa de procurar fazer, mas os Centros de Inovação precisam fazer”, comentando sobre a importância de estabelecermos parcerias e conexões entre as entidades fomentadoras do Ecossistema de Inovação.

Num segundo momento, o presidente da FAPESC se juntou à conversa, com o prefeito de Lages Antonio Ceron, conversando sobre o futuro do Parque Tecnológico.

Fábio comentou sobre a importância que o Orion se tornou, sendo o precursor dos Centros de Inovação da Rede Catarinense. “O Orion se tornou a referência, e cada vez mais isso a vai acontecer, ser a referência. no futuro, queremos ver mais pessoas nos projetos é o grande desafio. Quero voltar aqui e ver vários prédios. Cheios de pessoas, que elas circulem. Ver movimento, ver vida. Queremos e precisamos de boas ideias, de projetos que transformem as pessoas”, projetou.

O prefeito de Lages ressaltou como vê o histórico de Lages, em comparação com o cenário atual. “Hoje temos empresas lageanas chegando no mundo, e não o contrário. Lages é conservadora, na sua expressão cultural, mas estamos mudando isso, com o pensamento inovador. Eu acredito no Orion porque é um projeto coletivo, não é de pessoas e políticos específicos.

A palestra de encerramento do dia trouxe Ligia Zotini Mazurkiewicz, falando sobre Futurismo. Ligia, que é pesquisadora da temática, também é fundadora do Voicers – ecossistema digital de educação que busca democratizar o acesso às tecnologias e tendências futuras, ajudando a desenvolver pessoas, instigando-as a utilizar de forma exponencial e positiva esses recursos -, com 15 anos de carreira na indústria de tecnologia e 20 anos na educação.

Ligia comentou sobre desafios que a transformação digital vem impactando em pessoas e futuros.

“Precisamos falar de espaços de futuros, que se encontram já na realidade. A internet via ar permitiu que criássemos uma conexão de conteúdos diferentes. Nessa conversa, busco trazer uma série de tecnologias que estão por vir, para que vocês façam um mapa de transição para vocês”, provocou a pesquisadora.

O Orion Week segue até sábado (26), totalmente on-line, com transmissão ao vivo no You Tube do Orion Parque, trazendo muito conteúdo em palestras, demoday e painéis temáticos. 

Amanhã, sexta-feira, penúltimo dia do evento, será de dois painéis e uma palestra: 

16h – Palestra com Diogo Machado “Aceleração de Territórios”

18h – Painel “A Rede de Centros de Inovação e o desenvolvimento de ecossistemas de inovação pelo estado”

19h30 – Painel “Inovação como vetor de desenvolvimento econômico”

O evento é uma realização da Prefeitura de Lages, Governo do Estado de Santa Catarina e Fapesc, com apoio da Turma da Árvore, AT Plus Telecom, ACATE, Rede Catarinense de Centros de Inovação e ImagemTV.

Confira como foi a live de hoje:

Sem comentários
Poste um Comentário

2 × três =