fbpx

Redes Sociais

Mapa

Blog

Desenvolvimento de negócios inovadores promove reconhecimento acadêmico; conheça cases do Reuni Challenge

Negócios inovadores marcaram edições da competição; conheça alguns projetos e cabeças por trás deles. Reuni Challenge SC será realizado entre 10 e 12 de setembro de 2021

Grandes ideias nascem dentro das universidades, por meio de trabalhos acadêmicos ou conversas informais entre jovens que caminham com o mesmo propósito: desenvolver suas habilidades. Essas ideias quando não estimuladas para serem desenvolvidas acabam ficando guardadas nas gavetas e perdem a oportunidade de solucionar problemas reais da sociedade.

A última edição do Reuni Challenge, realizada no ano de 2020, contou com a participação de 80 acadêmicos representando as universidades da Serra e Meio-Oeste Catarinense. O evento foi realizado de forma on-line e teve um grande número de participantes que trouxeram para dentro do evento seus anseios, visões de negócio e projetos acadêmicos.

Ana Angélica (centro da imagem) acadêmica da Unifacvest, participou do Reuni Challenge de novembro de 2020

Os participantes contam sobre os desafios enfrentados para desenvolver a ideia e como as 72 horas de evento impactaram diretamente em suas vidas, como a Ana Angélica Wilske, professora e também acadêmica do curso de Mestrado em Práticas Transculturais da Unifacvest, de Lages, e que tinha uma ideia de negócio voltada para a sua área de estudo acadêmico e precisou desenvolver um pensamento mais inovador para dar corpo ao seu negócio “Eu tinha muitas coisas em mente para tornar meu mestrado algo prático, ou seja, um retorno capaz de contribuir com a sociedade e que atendesse à sua realidade”, conta.

Um dos propósitos do evento é, junto da universidade, possibilitar que os trabalhos desenvolvidos, como os trabalhos de conclusão de curso, ganhem um olhar mais empreendedor e inovador para transformá-los em negócio “Muitas vezes, a universidade nos mostra o lado teórico dos nossos objetivos (muito importante), mas o lado prático acaba ficando de lado. Unir conhecimentos às práticas através de nossas competências e habilidades é fundamental para direcionarmos nossos empreendimentos”, comenta Ana Angélica. 

Para Rafael Venturini, também participante da última edição do evento e membro da equipe vencedora, representando a Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac,  um dos pontos mais importantes da metodologia do evento é exercitar o trabalho em conjunto. “A maioria das pessoas dentro do grupo não se conheciam, então você tem o desafio de trabalhar num problema, tendo que lidar com diversas culturas, comportamentos, pensamentos e atitudes diferentes das suas”, conta. 

Equipe que desenvolveu a startup ADA, vencedora do Reuni Challenge no final de 2020, junto aos professores de administração da Uniplac, participaram da campanha de divulgação da universidade

A equipe vencedora da edição do Reuni Challenge 2020 representava a Uniplac e foi composta por 4 acadêmicos e uma professora representante. A startup criada em 72 horas  chama-se ADA: All Data Analitics e tinha como principal solução a coleta de forma rápida e eficaz a satisfação setorizada de cada paciente. Com a coleta dessas informações, serão gerados indicadores à secretaria municipal de saúde para a tomada de decisões. A ideia surgiu da identificação de um problema: o tempo de espera e o atendimento no setor da saúde. Para a Coordenadora do curso de Administração da Uniplac, Kelli Gotardo, a experiência e o resultado da equipe geraram desejo de engajamento aos estudantes e professores que não participaram do evento “O resultado impacta ao incluí-los também como responsáveis pela continuidade de resultados positivos”, lembra.

A essência do evento é inserir os acadêmicos no ecossistema de empreendedorismo e inovação, garantindo que compreendam os processos pelos quais a ideia deve passar até tornar-se negócio. “O Reuni tem essa coisa, que é desafiar tudo aquilo que você acha que sabe. Vemos toda hora histórias de startups surgindo e fazendo sucesso com ideias inovadoras. Vemos apenas a parte bonita, o resultado. Não enxergamos todo o trabalho, pesquisa, validação e desenvolvimento por trás de cada empreendimento. Então a visão de negócio de todos os participantes é aguçada, nos permitindo ver o que há por trás das cortinas”, finaliza Rafael. 

Reuni Challenge SC

O Orion Parque Tecnológico continua engajado na ideia de trabalhar as ideias de estudantes para desenvolver uma potencial startup. Nos dias 10, 11 e 12 de setembro, o Reuni Challenge SC irá conectar o conhecimento universitário com demandas reais da sociedade, mentores com experiência de mercado, o ecossistema de inovação e o Governo do Estado, para o desenvolvimento de projetos inovadores em apenas um final de semana.

Em apenas três dias, as equipes terão que desenvolver sua ideia, a fim de solucionar um problema real, passando por todas as etapas e emoções da criação de um negócio. 

Reuni Challenge tem a realização do Orion Parque TecnológicoPrefeitura de LagesGoverno do Estado de Santa CatarinaFapescRede Catarinense dos Centros de Inovação e NSC. O Sistema ACAFE apoia o evento.

As inscrições começam no dia 15 de agosto, no site: projetoreuni.com.br  

Supervisão Afonso Gobbi Rodrigues

Sem comentários
Poste um Comentário

dez + catorze =