fbpx

Redes Sociais

Mapa

Blog

Orion Parque realiza Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Orion Parque auxilia Secretarias Municipais na elaboração do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional para os próximos 10 anos

As Secretarias do Município de Lages se reuniram nesta semana, no espaço do Centro de Inovação, para elaborar o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio de Fórum Municipal promovido pelo Orion Parque Tecnológico. O Plano está em construção para os próximos dez anos.

No ano de 2020 o Orion Parque realizou um levantamento com as Secretarias Municipais para compreender suas principais necessidades e desenvolver planos de ação para auxiliar na sua resolução. Um dos desafios identificados é a adequação do município ao Art. 20 do Decreto n° 7.272/2010, que prevê a elaboração de um plano de segurança alimentar e nutricional para os próximos 10 anos, sob responsabilidade da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) Municipal.

Neste ano, o Orion Parque mobilizou o início dos trabalhos para elaboração do Plano, com o encaminhamento de 120 questionamentos às secretarias que participam da CAISAN para o diagnóstico municipal de segurança alimentar e nutricional de Lages, a fim de dar embasamento na construção do Plano Alimentar, além da realização de duas reuniões promovidas pela CAISAN onde foi definida a data de realização do Fórum. 

O Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional contou com a participação das Secretarias da Saúde, Educação, Agricultura e Pesca, Assistência Social e Habitação, Administração e Fazenda e Meio Ambiente e Serviços Públicos, além da Procuradoria Geral do Município. O encontro aconteceu das 8h às 19h no espaço do Centro de Inovação e foi um momento para trocas de informações e discussões para a construção da primeira etapa do Plano. 

As primeiras etapas de elaboração do Plano são de competência das Secretarias incluídas na CAISAN e serão desenvolvidas de forma interna. Haverá um momento da elaboração que o plano será aberto para a contribuição da população em geral, como as entidades e universidades. 

Para a segunda etapa de construção do documento, as Secretarias devem realizar o preenchimento de 160 questões que foram elaboradas com base nos nove (9) desafios, diretrizes e temas do Plano Nacional de SAN, conforme questionário elaborado pela UNESP/Botucatu para contribuir à elaboração do plano. O segundo encontro do Fórum está previsto para 08 de novembro, no Orion Parque Tecnológico.

Primeira etapa de elaboração do Plano contou com discussões e troca de informações entre as Secretarias

 

 

 

 

Sem comentários
Poste um Comentário

vinte + dezesseis =