O Orion Parque recebeu nesta terça-feira a visita do Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner Pinto, por meio do Aproxima+SC, que tem como proposta criar sinergia entre os protagonistas do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação catarinense.
O evento reuniu as startups Scienco, Ilergic, Plant Colab, You Deserve, Connect Carbon, Bem Protegido, Quiron e Hub2Us, incubadas no Orion Parque, para uma tarde de conversa sobre as oportunidades da Fapesc para fomento e investimento dos negócios, novidades para o próximo ano e compartilhamento de experiências e necessidades das empresas. Na ocasião, as empresas que receberam financiamento da Fapesc puderam realizar seu pitch.
A conversa foi voltada para a importância do financiamento para o desenvolvimento dos negócios, considerando que muitos são os programas para incentivo ao empreendedorismo e impulsionamento de ideias como o Programa Centelha e Programa Nascer que tem como propósito fomentar o desenvolvimento das startups. A grande novidade é que ainda neste mês de dezembro, será lançada mais uma edição do Tech Inova que busca impulsionar empresas que estão começando a faturar, sendo os centros de inovação os grandes multiplicadores da ideia.
Na ocasião, o Presidente Fábio compartilhou das novidades para o próximo ano, como a criação do escritório de projetos junto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) que auxiliará os Centros de Inovação a contribuir ainda mais com as startups, trazendo segurança e facilitando o ambiente de inovação para saber o que é necessário para ter acesso ao recurso.
Os empreendedores do Orion Parque puderam expor os desafios de suas empresas e as deficiências do ecossistema enquanto financiador de ideias inovadoras, levantando discussões relacionadas à importância da conexão entre os Centros de Inovação, as empresas e as universidades para a sinergia entre pesquisa, desenvolvimento e negócio. Fábio contextualiza que a Fapesc está investindo muito em internacionalização e que esta é uma oportunidade para as empresas mostrarem seus projetos.
Como parte da visita, o Presidente conheceu a turma do Projeto Futuros Programadores, iniciativa que obteve incentivo financeiro da Fapesc para realização no segundo semestre de 2023. Em conversa com a equipe do Centro de Inovação, Fábio destacou a importância da iniciativa para o futuro do ecossistema e das empresas, considerando a mão de obra qualificada para trabalhar nos setores de tecnologia.