Muitos foram os abraços emocionados que marcaram a noite de quinta-feira (07) quando 39 vovôs e vovós vieram ao Orion Parque receber seu diploma de conclusão de curso da Inclusão Digital para a melhor idade. Os sorrisos largos, os abraços apertados e a emoção de completar uma jornada de aprendizados transformou a energia do evento que reuniu os formandos da melhor idade, seus companheiros de vida, filhos e netos para a Cerimônia Oficial de Formatura.
A Inclusão Digital é um programa do Orion Parque que iniciou sua atividades em 2017, com o intuito de trabalhar a utilização de aparelhos celular e computadores com o público da terceira idade, para fomentar a segurança na internet e prevenir crimes cibernéticos, considerando os inúmeros benefícios de promover atividades voltadas para os idosos como o bem estar, a qualidade de vida, a autoestima e interação social.
Ao longo das aulas, as professoras da Inclusão Digital, Geovana Maria e Maria Eduarda, passaram todo o conhecimento voltado para o manuseio dos equipamentos como mouse, teclado e aparelho celular, além de ensinar os alunos a navegar na internet, abrir sites seguros da internet, utilizar aplicativos de celular e funcionalidades que eles necessitam para se conectar com o mundo.
Manoel Luiz, formando da Inclusão Digital, conta que durante uma época não tinha tempo para se dedicar a fazer cursinhos para aprimorar e aprender novas coisas e agora que possui mais tempo conseguiu participar e se atualizar “ o curso foi muito legal! tem muita novidade da computação que a gente não sabia e aprender bastante nos ajuda muito no dia a dia. Inclusive, aprendemos muito sobre segurança na internet por que hoje tem muitos golpes e pudemos aprender bastante”
Os familiares contam que depois da Inclusão, os idosos se sentem mais empoderados e antenados às novidades e que a interação social entre eles tem um valor fundamental para a sua autoestima e qualidade de vida. O Programa tem um impacto mais que significativo na vida daqueles que já vivenciaram muitas histórias e tem pra lá de experiências para contar e agora conseguem se conectar com o mundo.