O projeto que iniciou no Laboratório Maker do colégio estadual CEDUP Renato Ramos da Silva conquistou o primeiro lugar da Mostra Científica, representará a instituição na Mostra Regional e tem ganho o coração dos jovens que, apaixonados por tecnologia, encontraram na robótica uma vocação.
A missão do professor Luciano Colombo é a de oportunizar que os jovens conheçam mais sobre tecnologia e enxerguem a possibilidade de caminho profissional por meio da robótica, objetivo central da Oficina de Robótica que aconteceu no espaço do Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira, no Orion Parque.
Luciano Colombo é professor do laboratório de tecnologia educacional do CEDUP e junto do professor do laboratório Maker, Poully Branco desenvolveram um projeto para introduzir a robótica para um grupo de alunos do curso técnico de informática. O projeto participou da Mostra Científica da escola e entre os mais de 40 trabalhos apresentados, conquistou o primeiro lugar, com a missão de representar a instituição na Mostra Científica regional.
A proposta do projeto é ampliar o conhecimento dos alunos e replicar para mais jovens, crianças e adolescentes. A parceria firmada com o Orion para disponibilização de espaço para a realização da oficina tem como objetivo tirar os alunos das quatro paredes da sala de aula e levar a experiência para fora do ambiente escolar.
“O Orion é um lugar que respira tecnologia e inovação e tudo o que eles aprenderam com robótica, eles vão compartilhar isso por meio da página na internet que nós criamos para difundir o conhecimento e criar uma comunidade para que outras crianças e jovens sejam protagonistas e criem suas próprias tecnologias” comenta Luciano.
Para os jovens, a Oficina de Robótica foi uma oportunidade de conhecer uma nova tecnologia e as possibilidades para o futuro. Manoela de Athayde, aluna do segundo ano do curso de Informática do CEDUP, conta que está amando as oficinas e que programar é uma experiência nova e incrível “ uma coisa que eu quero muito fazer é levar essa experiência para outras pessoas, para que elas saibam que possam criar seus próprios projetos por que hoje os jovens ficam somente em frente ao celular e computador, queremos que outras pessoas saibam que podem programar o que elas quiserem!”
Assessoria Orion Parque: Karol Kitabayashi | Rafael Peletti
