Orion Parque

YCorps traz R$220 mil para Lages ao vencer o Programa Nascer 2024 e promete revolução na produção de anticorpos no Brasil

YCorps é a grande vencedora do Programa Nascer 2024 com ideia de negócio que promete produzir anticorpos no Brasil com patógenos nacionais, sem depender de importação. Dos 15 projetos vencedores da etapa regional do Programa Nascer, as pesquisadoras Camila Conti, Claudia Biffi e Sandra Traverso se destacaram no Super Pitch Day, realizado na cidade de Florianópolis, e voltam para casa com R$220 mil reais para transformar o projeto em negócio. 

A YCorps nasceu da dificuldade dos pesquisadores em acessar anticorpos, já que vindo dos Estados Unidos, demoram para chegar ao Brasil e muitas vezes acabam estragando no percurso, prejudicando o desenvolvimento da pesquisa, sem contar a burocracia para o acesso. O projeto tem como objetivo produzir anticorpos no Brasil utilizando dos patógenos nacionais, sem a necessidade de importação. 

As doutoras Camila Conti, Claudia Biffi e Sandra Traverso são as idealizadoras do projeto e competiram com outros 14 finalistas da etapa regional que aconteceu nos 15 Centros de Inovação de Santa Catarina. O Programa Nascer teve  o recorde de inscrições, totalizando 1211 projetos e 483 projetos aprovados, sendo a cidade de Lages, a grande vencedora. 

“Esse prêmio é muito importante para nós como startup, mas também é muito importante para o Orion e a gente conseguiu esse primeiro lugar graças a todo o apoio que a gente teve do Orion Parque. Nós como pesquisadoras, quando entramos no Programa Nascer não tínhamos muita ideia de como estruturar uma startup, a pesquisa é diferente de uma startup e todo o apoio que o Orion nos ofereceu, realmente possibilitou para que a gente conseguisse chegar aqui e levar esse prêmio para Lages. Só temos a agradecer!”, comenta Claudia Biffi. 

Pesquisa acadêmica como potencial de negócio 

É crescente o número de pesquisas acadêmicas buscando conexão com os Centros de Inovação para pensar em negócios. No Centro de Inovação de Lages, no Orion Parque, não é diferente, pesquisas voltadas para as áreas de agro e biotecnologia reforçam o potencial de negócio da região e trazem a necessidade de falar sobre empreendedorismo nas universidades, estimulando que novos negócios sejam criados a partir da conexão com as universidades. 

Programas de estímulo ao empreendedorismo como o Nascer, que é uma realização do Sebrae/SC, Fapesc e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, são essenciais para trazer ideias de negócio e pesquisas acadêmicas para o Centro de Inovação, vislumbrando novas possibilidades de negócio e gerando impacto econômico e cultural para a região. 

Texto e Fotos: Karol Kitabayashi | Rafael Bueno

Deixe um comentário