Orion Parque

Lages abre as portas para a maior competição de empreendedorismo universitário do Brasil

Uma juventude vibrante e cheia de motivação subiu a Serra Catarinense para esquentar a região mais fria do Brasil com muita tecnologia e inovação. Esta gurizada veio de vários lugares com o objetivo de criar soluções, resolver problemas, conquistar reconhecimento e vencer na vida. 

O REUNI Challenge 2025, maior competição de empreendedorismo universitário do Brasil, vai movimentar o Centro de Inovação do Orion Parque Tecnológico, em Lages, até o próximo sábado, dia 13. Nesta edição, a sexta consecutiva, participam 135 acadêmicos e professores oriundos de 25 cursos de diferentes áreas do conhecimento. Eles representam 21 diferentes instituições de ensino superior, localizadas em 14 cidades de todas as regiões de Santa Catarina.

A abertura do evento ocorreu na noite desta quarta-feira, 10, já com a presença de todos os competidores, mentores convidados e autoridades. A solenidade foi marcada por muita descontração e palestras rápidas, mas inspiradoras.

“Aproveitem, pois vocês vão respirar muito empreendedorismo e inovação”, disse o presidente do Instituto Orion, Thiago Mazuhy Andrade. 

Presidente do Instituto Orion, Thiago Mazuhy, deu as boas-vindas aos visitantes

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Joel Melo Júnior, representando a prefeita Carmen Zanotto, destacou que o REUNI Challenge eleva Lages a um patamar nacional e torna a cidade ainda mais referência neste segmento.

“Não é só uma competição. É uma oportunidade. Aqui vocês vão sentir como se vive o empreendedorismo. Os que passaram por aqui deixaram um legado, e vocês deixarão o seu”.

Virtualmente, mas ao vivo, o professor Vinicius Farias Campos, superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da Universidade Federal de Pelotas/RS (UFPel) e vice-presidente do Pelotas Parque Tecnológico, falou do avanço das tecnologias ao longo das últimas décadas e disse aos estudantes que eles não precisam aguardar futuras formações para se tornarem empreendedores.

“Não precisa esperar um Mestrado ou Doutorado para começar a empreender. A melhor fase para fazer isso é agora. Aproveitem muito, pois o REUNI é o tipo de evento que se sonha em todos os parques tecnológicos do país”.

Mentores que auxiliarão os competidores foram apresentados na abertura

Lideranças nacionais viajam a Lages para prestigiar o evento

O presidente da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), Caio Leal, vindo de Belo Horizonte/MG especialmente para o REUNI, instigou os participantes a marcarem seus nomes na história.

“Lembrem-se sempre que o REUNI foi um momento muito importante na vida de vocês e que vocês foram marcantes para o evento”.

Ex-presidente da FIESC e vice-presidente da CNI é uma das principais lideranças

Quem também marcou presença e fez questão de conversar com os competidores foi Mario Cezar de Aguiar, ex-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e atual vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ele fez um breve relato da sua trajetória, desde quando ainda era estudante, passando por professor universitário até ser um empresário bem sucedido do ramo da construção.

“Eu acredito muito no empreendedorismo, e Santa Catarina é uma terra fértil para isso. É uma satisfação ver jovens interessados em empreender, construir uma carreira, destacar, elevar o nome do Brasil e fortalecer a nossa sociedade. Nós temos empresas que nasceram aqui no Estado e eram pequenas, depois médias, tornaram-se grandes e ganharam relevância nacional e internacional. E isso surge da ideia de jovens como vocês. O Brasil, mesmo com todas as dificuldades, é um país de grandes possibilidades”.

Parceiros

O Reuni Challenge 2025 é uma realização do Orion Parque Tecnológico, em parceria com Ronnin Innovation House, ATPlus, Brasil Júnior, Fapesc e Prefeitura de Lages; com patrocínio do Sebrae, Fiesc/IEL, Zanoello Troféus, NDDigital, Inovadora Sistemas e After Club.

Texto e fotos: Pablo Gomes, jornalista, Orion Parque Tecnológico

Deixe um comentário