fbpx

 

Siga a gente nas redes sociais!

Blog

Fontes de fomento: principais formas de conseguir financiamento para seu projeto

Na hora de financiar um projeto, muitas vezes os empreendedores enfrentam dificuldades diversas: carência de apoiadores, burocracia e desconhecimento sobre o funcionamento de processos ou mesmo a inviabilidade de investimento.

Neste contexto, o Escritório de Projetos do Gênesis, o Núcleo de Projetos, Negócios e Propriedade Intelectual do Órion Parque Tecnológico, pode ser uma alternativa que garanta o sucesso do empreendimento.

Funcionando há quase um mês, o Escritório favorece o surgimento, desenvolvimento, implantação e escrutínio de uma longa cadeia de etapas necessárias para o acesso a recursos, via editais e/ou outras fontes de financiamento, que talvez não fossem alcançadas se não por atividades coordenadas e coerentes a esse fim.

No aspecto dos editais, mesmo que o empreendedor não seja relacionado diretamente a uma Universidade ou centro de pesquisa, a vinculação da entidade como parceira do negócio pode ajudar a facilitar o acesso ao recurso.

No plano federal, por exemplo, uma gama de entidades organizadas apresentam diferentes focos de acesso a financiamento público. A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) apoia e seleciona projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Já o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tem como principal atribuição fomentar a pesquisa científica, tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

No plano estadual, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) concede recursos para atividades de pesquisa, inovação, capacitação de recursos humanos e difusão de conhecimentos.

Fundos particulares, idealizados pela inciativa privada e geridos de forma independente de recursos e financiamento públicos, também são caminhos para idealizar iniciativas ou fomentar propostas já em desenvolvimento.

Independentemente do foco, os editais são normalmente o caminho mais procurado na prospecção por recursos. A transparência dos gastos é fundamental e nem sempre os valores cobrem totalmente os gastos estipulados nos projetos, porém o dinheiro pode vir numa boa hora e com a garantia de ser bem investido. Em alguns casos o repasse dos valores se dá sem a necessidade de contrapartidas (valor que deve retornar à fonte financiadora).

Marque o seu horário através do telefone: 3099-9408 e desenvolva o seu projeto.

Para mais informações: imprensa@orionparque.com

Sem comentários
Poste um Comentário