fbpx

 

Siga a gente nas redes sociais!

Blog

Projeto Serra Mar: turismo que une o litoral e a Serra Catarinense

No último sábado (12), na Praia do Rosa, em Imbituba-SC, foi realizada a primeira reunião para discutir o Roteiro Serra Mar, projeto que visa a criação de uma rota de turismo para Santa Catarina que una a região de Imbituba e a Serra Catarinense. A solenidade aconteceu na pousada Vida, Sol e Mar, dentro da programação do evento “Del Vino”, que ofereceu aos convidados a apreciação de diferentes tipos de vinhos, música ao vivo e discussão de temas relacionados ao turismo.

De acordo com o dono da pousada e Diretor Vice-Presidente da Les Plus Belles Baies du Monde – associação internacional das mais belas baías mundiais – Enrique Litman, a ideia já está sendo desenvolvida há algum tempo e visa prolongar a estadia dos turistas também na baixa temporada. “O projeto visa fazer com que o turista da serra visite o litoral, e que o que passa a alta temporada nas praias, suba a serra. Cidades como Lages, Imbituba, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra já estão unidas para começar a escrever o projeto”, afirma.

Este é um projeto que visa a integração da serra catarinense com o litoral sul, com rotas turísticas voltadas para o desenvolvimento das regiões. A ideia não envolve a construção de novas estruturas e sim, utilizar o que as regiões já oferecem como atrativo, tais como parques naturais de aventura, hotéis, restaurantes e rotas de vinho.

O Secretário de Relacionamento da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Lages, Celio Bueno Jr., afirma não será necessário a busca de capital externo para desenvolver o projeto. “Através do Governo do Estado e do Secretário de Turismo, Leonel Pavan, conseguimos uma verba para cursos de capacitação, para que a população possa se adequar à nova realidade. Vamos utilizar os recursos que temos aqui, queremos valorizar o nosso povo e fazer com que eles estejam preparados para esta nova demanda. ”

Para apoiar o desenvolvimento do Projeto Serra Mar, o Órion Parque Tecnológico, situado em Lages, colocou à disposição o Gênesis – Núcleo de Projetos, Negócios e Propriedade Intelectual. O Diretor Executivo, Claiton Camargo, afirma que aliar a instituição ao desenvolvimento da ideia, trará benefícios para o turismo. “Nosso papel se cumpre quando colocamos nossas ferramentas à disposição de projetos como esse, que farão com que a nossa região se consolide ainda mais no turismo serrano e litorâneo. ”

Para o empresário Jaime Gabriel, a ideia possibilita novos horizontes para a valorização do que os locais têm a oferecer. “Este projeto traz a possibilidade de integrar culturas e benefícios, além de divulgar as belezas naturais que temos. O nosso potencial é gigante, a palavra-chave neste processo é integração”, afirma.

Já a Secretária de Turismo do município de São Joaquim, Sara Dutra Correa, afirma ser de suma importância a integração dos dois destinos turísticos para desenvolver ainda mais o turismo das duas regiões. “Isso irá diminuir a sazonalidade de cada destino, mas para isso é preciso nos aproximarmos, nos conhecermos e nos indicarmos para os visitantes que atendemos.”

Como surgiu a ideia: O Roteiro Serra Mar surgiu entre os anos de 2009 e 2010 como uma proposta da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT). De acordo com um dos idealizadores e Superintendente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Regional (ADRAM), Ruben Cesar Reinoso, a ideia visa diminuir a sazonalidade da atividade turística, especialmente na região litoral e da serra. “Temos como objetivo, unir dois atrativos naturais que se complementam:  neve no inverno da serra, e sol e praia no verão do litoral. ”, diz.

Os próximos passos: o último sábado (12), foi o pontapé inicial onde os idealizadores e apoiadores do projeto realizaram a primeira integração. Agora, eles irão compartilhar suas experiências e mostrar os atrativos de suas regiões para o grupo. A próxima reunião está marcada para o próximo fim de semana (19,20), em Lages. “Vamos apresentar a serra ao pessoal do litoral e iremos trocar ideias de acordo com o objetivo principal do projeto, que é integrar as regiões”, completa Celio.

 

Laís Casa de Cordova

Imprensa Órion Parque Tecnológico

Para mais informações: imprensa@orionparque.com

Sem comentários
Poste um Comentário