fbpx

Redes Sociais

Mapa

Blog

Blumenau sediará o 2º Encontro da Rede Catarinense de Centros de Inovação

Nesta sexta-feira, dia 27 de agosto, o Centro de Inovação Blumenau sediará o 2º Encontro da Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI). A atividade reunirá gestores e consultores de inovação dos 15 Centros de Inovação espalhados por Santa Catarina. A proposta do encontro é compartilhar as ações desenvolvidas no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação de cada região, além de fazer um mapeamento de desafios e potencialidades na atuação de cada CI. Por conta de restrições impostas pela pandemia, o número de participantes por Centro de Inovação foi reduzido.

“Em Rio do Sul, alguns Centros apresentaram suas metodologias atuais de trabalho. A ideia para este segundo encontro, é que as unidades que ainda não se apresentaram, possam fazê-lo. Já temos a confirmação de 13 Centros: Brusque, Caçador, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul e Videira, além de Blumenau”

Consultora de inovação e integração do CIB, Gabrieli Marques Camilo.

Este é o segundo encontro da Rede Catarinense este ano. O primeiro ocorreu mês passado em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, tendo como sede o Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF). Naquela edição, representantes de 12 dos 15 Centros estavam presentes, algo em torno de 80% dos atuais gestores da Rede.

Para a segunda edição, a metodologia do encontro será semelhante, ou seja, a troca de ideias. A intenção da Rede Catarinense de Inovação é realizar mensalmente estes encontros de compartilhamento, sempre em uma cidade diferente.

O que é a Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado?

A Rede Catarinense de Centros de Inovação é uma iniciativa que integra o Programa Catarinense de Inovação (PCI), fomentado pelo governo do Estado, por meio da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovações, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

A Rede é composta por processos de interação entre os Centros de Inovação e demais habitats de inovação, cujos projetos seguem os eixos de ação definidos pelo Pacto pela Inovação, sendo eles,  I) conhecimento e talentos; II) acesso à capital & atração de investimentos; III) infraestrutura; e IV) rede e colaboração. Este universo todo busca unir governo, empresas, universidades, instituições de apoio, canais de comunicação e cidadãos em um pacto para consolidar Santa Catarina como Estado inovador.

A Rede Catarinense oferece serviços que apoiam o empreendedor desde o momento em que o negócio é apenas uma ideia até estar pronto para encarar o mercado, crescer e escalar. Além disso, os Centros de Inovação estimulam a inserção da cultura de inovação nas empresas de cada região possibilitando a conexão entre startups e empreendedores com empresas consolidadas e outros atores importantes.

Para operacionalizar esses objetivos, os Centros de Inovação dispõem de serviços como pré-incubação de empresas, incubação, aceleração, coworking, espaço maker, espaço para eventos e capacitações, espaço para P&D, Marketplace, One Stop Shop, conexão com instituições financeiras e investidores e assim por diante. Esses serviços e atividades são oferecidos diretamente pelo Centro ou por meio de parceiros do ecossistema. Atualmente, a Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado opera 15 centros espalhados por Santa Catarina.

Orion Parque Tecnológico estará presente no evento

Centro de Inovação pioneiro da Rede Catarinense dos Centros de Inovação, o Centro de Inovação de Lages Luiz Henrique da Silveira, no Orion Parque Tecnológico, estará presente no encontro, em Blumenau. Na oportunidade, além de estreitarmos ainda mais os laços entre os nossos gestores e parceiros para inovar, faremos a quarta live de apresentação do Reuni Challenge SC.

Todas as sextas-feiras, às 18h,no You Tube do Orion Parque TecnológicoProjeto Reuni e Rede Catarinense dos Centros de Inovação, apresentamos cases, trazemos conteúdo e conversamos com pessoas que estão diretamente envolvidas com o evento! Não perde essa!

Reuni Challenge tem a realização do Orion Parque TecnológicoPrefeitura de LagesGoverno do Estado de Santa CatarinaFapescRede Catarinense dos Centros de Inovação e NSC. O Sistema ACAFE apoia o evento. O evento será nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2021. Todos os detalhes estão na página do Reuni Challenge.

Sem comentários
Poste um Comentário

7 + dezenove =